quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Secretaria de Saúde inicia entrega da Caderneta de Saúde do Idoso



A Secretaria de Saúde de Porciúncula lançou na manhã de hoje (28/09) a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um documento com informações sobre medicamentos, vacinas, consultas médicas, tratamentos realizados e outras que permitem o controle e o acompanhamento do estado de saúde do idoso.
A solenidade de lançamento foi realizada no pátio coberto da prefeitura com a presença do prefeito Carlos Sérgio e do secretário de saúde Saulo Calzolari que entregaram as primeiras cadernetas aos idosos de Porciúncula. O evento começou às 9 horas nos PSFs, onde os idosos se reuniram e, acompanhados dos agentes de saúde, fizeram uma caminhada até a prefeitura.
“Será um documento para a vida toda e sempre que o idoso for ao médico deve levá-lo. A caderneta chega num importante momento em que estamos desenvolvendo uma política pública voltada para a saúde do idoso, com o Programa Remédio em Casa, além de medição de pressão e acompanhamento nos PSFs. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, bem como a toda a comunidade porciunculense”, disse o secretário Saulo.
De acordo com o superintendente de atenção básica de Porciúncula, Marco Avellar, as pessoas com mais de 60 anos devem comparecer ao PSF mais próximo e solicitar a sua caderneta. Vários idosos do Clumi, Clube da Melhor Idade de Porciúncula, compareceram ao evento e receberam as primeiras cadernetas. O Clumi recebe total apoio da Secretaria de Promoção Social e o secretário desta pasta, Edson Ferreira, agradeceu ao prefeito e ao secretário Saulo o desenvolvimento de ações voltadas para a saúde dos idosos.
Outro destaque foi a presença da Presidente do Lar dos Velhos e do Conselho Municipal do Idoso, Adriana Amélia Pinto Coutinho, que estuda e conhece os direitos da pessoa idosa: “Exerçam os seus direitos! Nós, idosos, temos que usufruir dos nossos benefícios e fazer valer a lei”, finalizou, lembrando os presentes da importância de conhecer o Estatuto do Idoso.

Vinícius Berto - Ascom-PMP
Fotos: Rosimere Ferreira