domingo, 7 de outubro de 2007

Descoberta fraude na enquete do Blog MCout

NA PELEJA - ON LINE
Vinícius Berto*

Um atrativo a mais na política de Porciúncula com informações sobre os bastidores deste mundo que divide, com o futebol, a preferência dos bate-papos entre amigos. Mais que isso, o Blog Político MCout veio dar um tempero ao corre-corre eleitoral. Porém o Blog já nasce com uma polêmica: lançar uma enquete na internet sobre a preferência eleitoral para a sucessão municipal. Há fortes indícios de que a enquete sugerida pelo Blog pode conter fraude (não que o administrador do Blog esteja envolvido, muito pelo contrário, alguém pode estar fraudando o resultado).
Numa enquete eleitoral, pressuponho que cada internauta deve dar apenas um voto. Segundo um técnico de informática ouvido, que preferiu não se identificar, numa enquete de blog, cada voto é computado levando em conta o número de registro do computador quando se conecta à rede, chamado de IP (Protocolo de Internet), “caso o internauta consiga mudar o IP de sua máquina várias vezes, com certeza, consegue também votar quantas vezes quiser”, disse ele.
Ainda de acordo com o técnico de informática, há um agravante que pode ser fundamental para a certeza da fraude. As operadoras de telefonia móvel lançaram no mercado a internet em banda larga. O serviço é móvel, ou seja, para aonde o internauta for, independente do computador, ele se conectará a internet. Isso significa que, na internet pelo celular, a cada conexão feita pelo usuário um novo IP é criado, já que como se trata de uma internet móvel, o usuário não fica limitado a apenas um computador. Diferente da internet via rádio (muito utilizada em Porciúncula), por exemplo, em que o administrador da internet precisa saber o IP do cliente para liberar o acesso, que se restringe àquela máquina.
Convidei o mesmo técnico para acompanhar a votação no Blog MCout. Até a sexta-feira(05/10), por volta das 18 h, o resultado computado apresentava: 40 votos para o candidato sugerido Carlos Sérgio (candidato 1); contra 81 votos para o candidato sugerido Antônio Jogaib (candidato 2) (aliás foi notado que desde o início da votação o candidato 2 se manteve na frente).
Sabendo da possibilidade da fraude sugeri que o técnico de informática fizesse as alterações necessárias para que pudesse votar várias vezes. E para minha surpresa eis que a investida deu certo. Com a presença de duas testemunhas, empatei propositalmente a disputa. Por volta das 20h, ainda de sexta-feira, percebi que alguém, com o mesmo recurso, começou a votar no candidato 2, e aí, pasmem, começamos uma disputa voto a voto. Em determinado momento o candidato 1 estava na frente, em outro o 2. Como minha intenção era apenas descobrir, provar e apontar publicamente a possibilidade da fraude, resolvi parar e deixar que o internauta misterioso continuasse a votação para o candidato 2.
Fica o alerta para ninguém se sentir influenciado por essas enquetes presentes na internet. Essas pesquisas podem influenciar, erroneamente e injustamente, tanto os eleitores do candidato 1, quanto do candidato 2.
Para as pessoas impressionadas com o número de votos, está aí a explicação para a quantidade de visitas ao Blog e a grande participação na enquete. Para quem detectou a fraude, se trata de uma piada o que eu ouvi nas ruas. Afirmaram que correligionários dos candidatos estavam ligando, desesperadamente, para porciunculenses espalhados pelo Brasil pedindo que votassem na enquete. Isso não passa de uma justificativa covarde para encobrir toda a verdade. Sugiro que o administrador do Blog retire, imediatamente, a enquete do ar, por se tratar de uma farsa (repito, não do administrador).
Tudo o que escrevi assumo e afirmo, através de provas. Não quero denegrir a imagem do administrador do blog e muito menos diminuir sua credibilidade. Penso que o Blog MCout é um espaço muito inteligente e dinâmico, e que chegou para dar um "molho" interessante à política porciunculense.

* Jornalista e pós-graduado em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.


Na sexta-feira o resultado estava equilibrado


Hoje, pela manhã, a diferença sem justificativa