quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Na Peleja - Vinícius Berto*


"Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens." (Albert Einstein)

Aconteceu na Câmara II
Na última edição abordei o episódio IDETEC e, olha, deu o que falar... O Vereador Teto, que discursou sobre o tema na reunião do dia 10 de setembro, defendeu os bolsistas do IDETEC. Acontece que o presidente da Câmara, na mesma fala, defende também os funcionários de carreira. Pois é, com tudo isso estava armado o circo para os boatos: “o presidente só defende os bolsistas”. A pedido do próprio Teto resolvi reproduzir o trecho que desfaz um possível mal entendido.
“Acho que em primeiro lugar devem ser favorecidos, privilegiados e valorizados os funcionários de carreira da Prefeitura, estes sim devem ter melhorias salariais. Não estou fazendo parâmetro aqui, mas acho que a justiça tem que ser para quem segue carreira, para quem vai contar com isto na aposentadoria. Os funcionários da Prefeitura merecem sim ser valorizados”, disse Teto na reunião do dia 10.
Vê-se que em política, amigo leitor, é um olho no peixe e outro no gato.

Reta final

Entramos na reta final para as filiações, e no meio político de Porciúncula não se fala em outra coisa. Está em jogo o próximo pleito que começa a ser desenhado. De um lado a situação de outro a oposição. Opostos brigando para atraírem o maior número de aliados. O mapa político começa a ser definido, mas que ninguém duvide que surpreendentes e importantes mudanças possam ainda acontecer.

Enfim o TAC

As pedreiras de Porciúncula que aguardavam a liberação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) já estão funcionando. Os empresários comemoram essa conquista iniciada com o esforço da Prefeitura de Porciúncula, que reuniu os empresários interessados, convidou os órgãos competentes (DNPM, DRM e FEEMA) e mostrou a necessidade da legalização. A iniciativa beneficiou principalmente os trabalhadores do setor. Cerca de 500 famílias, dependentes direta ou indiretamente da extração mineral, voltaram a ter essa importante fonte de renda no município.

Cultura nota 10
Porciúncula está novamente na disputa do prêmio Cultura Nota 10. O artista plástico Ricardi de Paula, que levou o prêmio no ano de 2005 com o Mocart - Movimento Cultural Artístico Raízes da Terra, concorre agora com o projeto “Cores da Cultura”. Segundo Ricardi o projeto deste ano foi criado com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, patrimônio e cultura do nosso município, valorizando nossas riquezas, resgatando nossas identidades e mantendo nossas características. Está circulando na internet um vídeo sobre o projeto vitorioso de 2005. Basta acessar (www.culturanota10.com.br/2005_mocart.htm).

Por falar em Cultura
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que 40% dos 5.562 municípios brasileiros não têm projetos de cultura entre suas políticas públicas. Os dados são do período de 2005 e 2006, foram reunidos em parceria com o Ministério da Cultura e divulgados dia 17 de setembro. Isso tranqüiliza e ao mesmo tempo torna gratificante saber que Porciúncula não fica para trás nessa área. A cidade preserva, resgata e apóia manifestações culturais que, acima de tudo, representam a tradição de nossa gente.

Debate com bom senso
Um debate acabou de surgir em Porciúncula: a proposta para que o município tenha uma lei que estipule o horário de funcionamento dos bares e similares. Penso que a discussão deve se ampliar e as partes envolvidas colocarem as questões com bom senso. Não compete à imprensa emitir comentários sobre o assunto e sim mostrar os dois lados. As pessoas que ouvirem falar sobre o tema não devem tirar conclusões precipitadas e sim se inteirar. Acho também que não devemos, por conta do debate, criar um clima de mal-estar na cidade. Enfim a democracia é isso: expor as idéias com responsabilidade e equilíbrio.
*Jornalista e Pós-graduado em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.
E-mails para esta coluna: viniciusberto2008@gmail.com