quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Escola Técnica Federal beneficia Porciúncula e região Noroeste

O Noroeste fluminense, composto de 13 municípios, vai ganhar, em breve, uma unidade do CEFET, a rede federal de educação tecnológica que oferece cursos profissionalizantes no ensino médio. O CEFET Noroeste, em construção em Itaperuna, deverá inaugurar em agosto próximo, e vem a ser uma grande oportunidade de profissionalização para jovens e adultos da carente região noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Porciúncula é uma das conveniadas do CEFET Noroeste, que inicialmente oferecerá os cursos de eletrotécnica, eletromecânica e turismo. A secretária municipal de Educação, Silvialene Lourenço Baptista, aplaude a união dos municípios do noroeste fluminense em prol dessa conquista. “Apesar da unidade estar em Itaperuna, esta é uma conquista dos 13 municípios, que poderão oferecer a seus jovens uma opção de ensino de qualidade com qualificação profissional. Estaremos, assim, formando mão-de-obra, permitindo que nossos jovens saiam do ensino médio com uma profissão garantida. Aqueles que não têm oportunidade de fazer uma faculdade, podem sair do ensino médio qualificado, preparados para o mercado de trabalho. Estamos muito otimistas”, concluiu a secretária.
As cidades do Noroeste, que assinaram um Termo de Compromisso junto ao MEC, além de uma contrapartida inicial na implantação da unidade, garantiram o transporte escolar dos alunos até Itaperuna.
Inicialmente, a Escola Técnica Federal terá apenas a oferta de cursos de qualificação profissional. Para o futuro, porém, já se prevê investimentos em cursos de graduação e pós-graduação.

Rosimere Ferreira
ASCOM - PMP