terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Prefeitura de Porciúncula inaugura unidades de saúde e anuncia que vem mais por aí

Posto de Urgência reestruturado









A comunidade porciunculense pode respirar aliviada. Quando o assunto é urgência ou emergência os munícipes, agora, podem ter certeza que o atendimento será de qualidade, e vidas poderão ser salvas com a ajuda de equipamentos de ponta. Na sexta-feira (15-02) a Prefeitura entregou à população o Posto de Urgência Edison Barroso de Carvalho totalmente reestruturado e revitalizado. A iniciativa está sendo encarada como um salto significativo na saúde do município
O PU conta com uma estrutura pronta para estabilizar o paciente mais grave, até a remoção para centros especializados. Foi montada uma unidade intermediária com equipamentos semelhantes aos de uma UTI: oxímetro de pulso, respirador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, aparelho de eletrocardiograma e bomba de infusão, todos recém adquiridos.
– Com essa estrutura nós conseguimos estabilizar o paciente até a remoção para hospitais mais especializados e acompanhar a sua evolução, pois os aparelhos de monitoramento nos dão a real situação – afirma Vanessa Tavares, coordenadora de enfermagem do PU.
O novo PU conta também, na parte administrativa, com novos móveis e utensílios, quatro aparelhos de ar condicionado, vinte novas camas e dois computadores. A UTI móvel do PU também foi estruturada com moderna aparelhagem: desfibrilador, oxímetro de pulso, monitor cardíaco e respirador mecânico.
O prefeito Carlos Sérgio, em entrevista ao programa de rádio Gente que Faz, falou das melhorias da saúde:
– Nós colocamos a saúde como uma das prioridades do nosso governo. O primeiro passo foi investir na saúde básica com a construção dos PSF, em seguida investimos no PU, e agora estamos construindo a Policlínica.
Revitalizada unidade de saúde da zona rural









No dia seguinte à inauguração do PU, foi a vez da zona rural receber uma importante obra. A comunidade de São Mamede, no terceiro distrito, teve sua Unidade Básica de Saúde reformada e revitalizada. A Unidade foi erguida e equipada no ano de 1999. No entanto, ficou sem funcionar por alguns anos retornando em atividade no ano 2005, quando o prefeito Carlos Sérgio decidiu ativar as instalações em benefício da comunidade. Por ter ficado fechada, sofreu a ação do tempo e o espaço ficou em estado precário. Recentemente, ao notar os benefícios do Posto Médico para a comunidade de São Mamede, a administração municipal, mais uma vez, entrou em ação para reformá-lo.
Desde 2005, portanto, é assistida com médico e dentista uma vez por semana. A Unidade Básica de Saúde de São Mamede conta com recepção, copa, sala de administração, consultório odontológico montado e funcionando, consultório médico, banheiros e sala para procedimentos evasivos (vacina, curativos, etc.).
Segundo a agente de saúde comunitária Eliene de Fátima, 115 famílias são assistidas pela Unidade de Saúde e o serviço é prestado nos mesmos moldes do Programa Saúde da Família com remédio em casa, medição de pressão e acompanhamento médico.
– Continuaremos dando assistência às comunidades da zona rural. Determinei que o serviço de saúde, no nosso governo, chegasse até o munícipe, mesmo nas localidades mais distantes – conclui o prefeito Carlos Sérgio.
Mais obras

Segundo o secretário municipal de Saúde Saulo Calzolari, essas obras fazem parte de um plano de reestruturação das unidades e postos de saúde do município iniciado em 2005, na gestão do prefeito Carlos Sérgio.
– Ainda iremos entregar à população a Nova “Farmacinha” do centro da cidade, o posto de saúde de Bate Pau, o Centro de Fisioterapia revitalizado e com novos equipamentos, um trailer com consultório odontológico no Murupi e as Unidades de Caeté e Moreiras totalmente revitalizadas – disse Saulo. A Prefeitura já marcou a próxima inauguração, nesta sexta-feira (22-02), às 20h, na comunidade de Fortaleza, entrega de mais uma obra de reforma e revitalização da Unidade Básica de Saúde.
Entenda a importância de cada equipamento do PU
Monitor Cardíaco









Possibilita ao profissional médico acompanhar a evolução do paciente, os batimentos cardíacos, ou seja, se o coração está acelerando ou parando. Com esse monitoramento há a possibilidade de prever uma parada cardíaca. O monitor é programado para alarmar o profissional, através de sinais sonoros, caso ocorra uma situação de emergência.
Oxímetro de Pulso
Através de um sensor colocado no dedo do paciente, este aparelho apresenta a freqüência cardíaca e o nível de oxigênio no paciente e posteriormente a necessidade de oxigênio. Se oferecer ao paciente pouco oxigênio o seu restabelecimento será lento, se oferecer em excesso pode lesar a visão. Na medicina há casos de cegueira decorrentes deste excesso. O oxigênio em excesso também pode ressecar o pulmão. Com esse aparelho o profissional consegue dosar o oxigênio necessário.
Desfibrilador e Cardioversor









Após uma parada cardíaca este aparelho tem a função de reanimar o paciente e colocar o coração no ritmo normal. E ainda, por exemplo, no caso de uma arritmia cardíaca, cardioverter, ou seja, reverter esta situação.
Ventilador mecânico (ou respirador artificial)









Este equipamento é usado quando se diz que o paciente respira com a ajuda de aparelhos. É utilizado de acordo com o estado do paciente. Desde casos mais brandos até em situações que o profissional julgue necessário “entubar” o paciente.
Eletrocardiograma









Através do aparelho o profissional faz um exame que detecta e registra a atividade elétrica do coração. Fundamental num Posto de Urgência, o aparelho auxilia nas emergências de pacientes que chegam ao PU com quadro de enfarto, angina, isquemia etc.
Bomba de infusão








É um aparelho utilizado para infundir medicamentos, com controle de tempo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica. Ou seja, Auxilia na dosagem dos medicamentos.