terça-feira, 27 de maio de 2008

Prefeitura de Porciúncula inaugura Cozinha, Padaria e Confeitaria Comunitárias

O governo municipal de Porciúncula inaugura, no dia 30 de maio, a Cozinha, Padaria e Confeitaria Comunitárias, um projeto do Governo Federal/Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o município com a finalidade de produzir e distribuir refeições saudáveis, visando promover a melhoria das condições de nutrição e acesso da população de baixa renda à alimentação de qualidade.

A Cozinha Comunitária de Porciúncula vai oferecer, de segunda a sexta-feira, uma alimentação saborosa, saudável, diversificada, econômica e rica em nutrientes, oriundas de processos seguros, de forma gratuita. Serão servidas 200 refeições por dia, durante 5 dias por semana, no final da tarde.

Os alimentos serão obtidos de 34 agricultores do município, através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, programa já em andamento na cidade beneficiando o Lar dos Velhos, Creche Cantinho do Céu, Creche Amiguinhos de Jesus, Casa da Criança, CIAME, PETI e Programa Curumim.

As famílias atendidas na Cozinha Comunitária terão acompanhamento da Secretaria Municipal de Promoção Social e Ação Comunitária, para que sejam inseridas em algum projeto social do município. “Vamos fazer um acompanhamento dessas famílias para saber o que o Governo municipal pode fazer por elas, uma vez que não estão inseridas em nenhum programa estadual ou federal”, explica Giovana Lontra, assistente social da Secretaria Municipal de Promoção Social e Ação Comunitária.

A administração da Unidade, bem como os recursos materiais necessários à manutenção do serviço de produção (gêneros alimentícios, gás, material de limpeza, taxas administrativas e outros), serão custeados pela Prefeitura Municipal, que tem parceiros para auxiliar na operacionalização da Cozinha. A principal parceira do projeto no município é a Obra Social O Pão de Santo Antônio, que coordenará o funcionamento da Cozinha Comunitária. Atuam também no projeto as entidades de serviços e associações de moradores devidamente registradas no CAMEC.

Espaço para cursos – De acordo com o secretário de Promoção Social e Ação Comunitária, Edison Antônio Ferreira, a Cozinha Comunitária é um espaço equipado com maquinário profissional também para padaria e confeitaria, além da cozinha industrial. O objetivo do secretário é disponibilizar o espaço, nos horários vagos, às associações de moradores que queiram promover cursos e atendimento comunitário. “A administração municipal vai oferecer o espaço e sua manutenção para que as associações possam se organizar e, através de cursos e produção de alimentos, fazer gerar renda para os moradores dos bairros. É uma grande oportunidade para toda a comunidade”, diz Edison Ferreira.

A Cozinha Comunitária visa atendimento à população que se encontra vulnerável sócio-economicamente e em situação de insegurança alimentar e nutricional, e que não participam do programa Bolsa Família.

Em todo o Brasil, o ministério financiou a construção de 480 cozinhas comunitárias.

Ascom – Prefeitura Municipal de Porciúncula