sábado, 24 de novembro de 2007

Exposição itinerante traz ALERJ para Porciúncula

Na semana que vem a população de Porciúncula poderá conhecer de perto os serviços prestados pelos deputados estaduais por meio das comissões permanentes e a importância histórica do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Exposição Itinerante da Alerj segue no início da semana para o município, onde será inaugurada na quarta-feira (28/11), às 9h, no Centro Cultural Edésio Barbosa da Silva, localizado na Praça Antônio Amado.
A abertura da exposição contará com a presença de diversas autoridades municipais dos três poderes constituídos: Prefeito Carlos Sérgio, Presidente da Câmara Éden Jones Teto e o Juiz da Comarca de Porciúncula Marco Antônio Novaes de Abreu.
“Trata-se de uma honra para os porciunculenses, saber que a nossa cidade será a primeira do Noroeste no roteiro da exposição. O povo fluminense deve muito a essa respeitada casa. E a população de Porciúncula vai conhecer o que fez e o que faz a Alerj para o engrandecimento do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Carlos Sérgio. Durante a exposição, além do público visitante, as escolas do município serão convidadas a levarem seus alunos.
Nos nove painéis que compõem a Exposição Itinerante da Alerj, o cidadão poderá saber mais sobre a história do Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926 para sediar a Câmara dos Deputados, e descobrir que ele está aberto ao público para visitação, que pode ser agendada para escolas e grupos pelo telefone (21)2588-1251. Mudanças em que a Casa foi pioneira, como o fim do jetom, a extinção do voto secreto, a proibição da contratação de parentes e a diminuição do recesso legislativo, além do estabelecimento de um teto salarial para os funcionários do Legislativo, também estão registradas nos painéis. Constam, ainda, informações sobre o site da Alerj (www.alerj.rj.gov.br), os quiosques multimídia, a TV Alerj, as cartilhas produzidas pela Casa e o Jornal da Alerj, além dos telefones 0800 disponíveis, entre outras atividades da Assembléia destinadas ao cidadão, como o atendimento realizado pelas comissões por meio dos ônibus de Defesa do Consumidor e da Pessoa Portadora de Deficiência.
“Nossa preocupação foi retratar as diversas atividades que são realizadas aqui, para que o cidadão possa conhecer o universo de situações em que pode atuar o Legislativo. Procuramos mostrar o que a Alerj faz e os canais de comunicação que existem para que o cidadão possa ter contato com os deputados e com as comissões. Este tem sido o principal foco de nossa divulgação, seja através das notícias, seja através da publicidade, que sempre é voltada para a prestação de serviços", explica o chefe de gabinete da Presidência, Aloysio Neves, idealizador da exposição.
Em seguida, a exposição seguirá para Macaé, Itaperuna, Nova Friburgo, Cordeiro e Araruama. “Esta mostra faz parte de um projeto de transparência total, que envolve a interiorização das ações da Alerj por meio de eventos que possam mostrar à população o trabalho do Poder Legislativo”, conclui o presidente da Alerj Jorge Picciani, lembrando que na última legislatura a Alerj realizou o ciclo de palestras “Política e Desenvolvimento: o Papel da Alerj no Crescimento Econômico do Estado”, que percorreu todas as regiões do Rio de Janeiro para prestar contas da atuação da Assembléia Legislativa aos prefeitos e à comunidade e divulgar as leis aprovadas na Casa que estão ajudando a promover o desenvolvimento do interior do estado.

Vinícius Berto – Ascom/PMPCom Ascom Alerj