sábado, 24 de novembro de 2007

Dengue: dia “D” irá se estender por uma semana

Este ano, com o objetivo de intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypit, a Secretaria de Saúde de Porciúncula irá estender o dia "D" de combate à dengue (desenvolvido em todo país neste sábado) por uma semana. As frentes de trabalho serão desenvolvidas pelos agentes de endemias, que atuam no Programa da Dengue, juntamente com os agentes comunitários de saúde dos PSF's. Durante a semana de 26 a 30 de novembro, em cada unidade do Programa Saúde da Família haverá um dia de mobilização e informação. Será feito, também, um trabalho nas ruas dos bairros de abrangência dos PSF's, onde os agentes visitarão as residências, distribuindo material informativo, investigando locais suspeitos de possíveis criadouros do mosquito e alertando os moradores.
Várias ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo de 2007: contratação de mais 8 agentes de endemias; capacitação, através da Fundação Oswaldo Cruz, de 40 agentes comunitários de saúde que estão aptos a trabalhar no combate à dengue; troca do larvicida, veneno utilizado no combate às larvas do mosquito (antes a durabilidade do larvicida era de 15 dias, enquanto a ação do atual é de 60 dias); presença, nos meses de maio e junho, do carro fumacê e desenvolvimento de ações de educação e saúde com as escolas do município, com o envolvimento de crianças e jovens na conscientização das famílias, e recolhimento de pneus e entulhos nas vias públicas.
“As ações de combate à dengue são compartilhadas com a sociedade em virtude de o mosquito Aedes aegypit ser doméstico. Por isso é fundamental a participação da comunidade”, alerta o secretário municipal de saúde Saulo Calzolari.
Abaixo segue o cronograma das ações durante a semana de combate à dengue, na parte da manhã.

Dia PSF
26/11 Cristo Rei
27/11 Centro
28/11 Olívia Peres
29/11 Santo Antônio
30/11 João Braz

Vinícius Berto – Ascom/PMP

Ascom – Prefeitura de Porciúncula
Site: www.porciuncula.rj.gov.br
E-mail: comunicacao@porciuncula.rj.gov.br
(22) 38421221 – Ramal: 237
Rosimere Ferreira – (22) 92699237
Vinícius Berto – (22) 99428896