quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lançada X Merco Noroeste em Itaperuna

Considerada uma das maiores feiras de negócios do estado do Rio de Janeiro, a Merco Noroeste vem atraindo cada vez mais empreendedores de várias regiões do país.
Lançada no dia 26 de março no Teatro FIRJAN/SESI em Itaperuna, foi apresentada no evento, a história de edições anteriores e a grande estrutura que engloba a 10ª edição da feira, que acontecerá de 17 a 22 de julho de 2008 no Campus V da UNIG, na BR 356.
A 10ª Merco contará com 280 estandes entre setoriais, alternativos e externos, ampla área para estacionamento e outras grandes novidades.
Segundo Antônio Carlos Boechat, presidente da FIRJAN Noroeste, a cada ano a feira se expande mais e tem maior reconhecimento no território nacional. "Parece que foi ontem que lançamos a 1º Merco Noroeste e hoje já estamos na 10ª edição, resultado de parcerias feitas com qualidade e preocupação pelo desenvolvimento da região", afirmou.
O prefeito Jair Bittencourt, declarou que vários fatores contribuíram para o destaque desta feira, dentre eles a parceria feita entre a FIRJAN, SEBRAE, FECOMERCIO e FACERJ.
Olavo Damasceno, gerente geral de articulação institucional do SEBRAE, garante que a grande conquista da Merco Noroeste, foi a visão do futuro através das instituições participantes, e que a integração da região é muito importante para este sucesso.
O presidente do SINCOMERCIO, Edmilson Ladeira, disse que enxerga a Merco Noroeste, como a expressão exata dos empresários da região Noroeste Fluminense.
O organizador da feira, Sérgio Almeida, afirmou que haverá mais novidades nesta edição, como melhor infra-estrutura e logística visando mais conforto e visibilidade para a classe empresarial.
Fábio Mendes, Representante da FACERJ, parabenizou os empresários que sempre apostaram neste grandioso evento, e também a todos que ficam nos bastidores, mas que têm funções essenciais na realização da feira.
Com uma área de 300 mil metros quadrados, é esperado um público de 40 mil pessoas durante os 4 dias de feira, com um movimento financeiro em torno de 8 milhões a médio e longo prazo.

Porciúncula longe de uma epidemia de dengue

Apenas 3 casos confirmados de dengue



Porciúncula está longe de uma epidemia de dengue. Apesar do pânico formado pelo perigo em contrair o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypit, o município não tem apresentado índices oficiais que caracterizam alarme da população. Os números registrados apontam apenas para uma situação normal para esse período, considerado crítico devido às chuvas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2008 já houve 75 notificações, ou seja, pacientes que apresentaram sintomas da dengue. Desse montante, porém, apenas 3 casos foram confirmados. O local com maior incidência é o centro da cidade com 15 notificações.
A Secretaria organizou um mutirão de combate à dengue, de 31 de março a 04 de abril. A iniciativa contou com o apoio dos soldados do Tiro de Guerra, que junto dos agentes percorreram todos os bairros do município. “Apesar do forte apelo da mídia e as notícias veiculadas sobre o risco de deixar água parada, encontramos muitos focos da dengue. A população deve atentar que as ações de combate à dengue são compartilhadas com a sociedade em virtude de o mosquito Aedes aegypit ser doméstico”, disse Bárbara Ignez, coordenadora de educação em saúde de Porciúncula.
Como prevenção, várias ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo de 2007: contratação de mais 8 agentes de endemias; capacitação, através da Fundação Oswaldo Cruz, de 40 agentes comunitários de saúde aptos a trabalhar no combate à dengue; troca do larvicida, veneno utilizado no combate às larvas do mosquito (antes a durabilidade do larvicida era de 15 dias, enquanto a ação do atual é de 60 dias); presença, nos meses de maio e junho, do carro fumacê e desenvolvimento de ações de educação e saúde com as escolas do município, com o envolvimento de crianças e jovens na conscientização das famílias, e recolhimento de pneus e entulhos nas vias públicas.
As ações implementadas pela Secretaria de Saúde e pela população devem ser contínuas. O número reduzido de casos não significa que a doença está sob controle, uma vez que o mosquito vai se adaptando e se fortalecendo. Todos devem permanecer em alerta e olhar para o seu quintal com o mesmo olhar do agente.
Ascom/PMP

SUPERAÇÃO - Projeto combate conta alta de energia e outros problemas

Em tempos de dinheiro curto e viroses, gripes e outros males de saúde do bolso e do corpo, nada melhor que um evento de nome SUPERAÇÃO para levantar o astral da comunidade. Pois é com sorteio de brindes, teatro, recreação, jogos e oficinas que a Ampla, com apoio da Prefeitura Municipal de Porciúncula, realiza um ambicioso programa de levar informações com o objetivo de conscientizar a população e ajudá-la a reduzir os gastos com energia elétrica.

O Projeto SUPERAÇÃO, que acontece em Porciúncula no dia 13 de abril (domingo), das 9 às 12 horas, no Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão (CIEP), ainda levará à comunidade um Posto de Atendimento personalizado Ampla, para realização de cadastro na tarifa baixa renda.

A manhã de domingo promete ser de muita alegria e produtividade. Além do Posto de Atendimento Personalizado, a Ampla ainda vai oferecer:
Oficina sobre uso eficiente de energia;
Oficina sobre meio ambiente e cidadania;
Apresentação teatral;
Sorteio de 2 geladeiras econômicas;
Recreação infantil (pintura facial, gincana, pula-pula, oficina de desenho);
Jogos de computador sobre o uso de energia;
Distribuição de balões personalizados e lâmpadas econômicas;
Corte de cabelo para crianças.

Complementando o atendimento à comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde vai estar presente no evento com 01 enfermeiro e 3 agentes comunitários que estarão lá para aferir pressão arterial. Para atendimento odontológico, estarão disponíveis dois dentistas e cerca de dez técnicos de higiene dental que, juntos a uma coordenadora odontológica, aplicarão flúor e darão orientação quanto à escovação dentária e à prevenção do câncer de boca, uma doença que vem aumentando muito no Brasil.

A dengue, grande preocupação do momento em todo o Estado, também estará em pauta, com informações sobre o mosquito que vem causando pânico à comunidade. Os presentes ainda terão informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS com distribuição gratuita de preservativo. A AIDS volta a alarmar os profissionais de saúde, por estar aumentado em números assustadores entre a nova geração, que acredita que a doença é curável com o uso do coquetel.

Para tentar amenizar tantos problemas, só mesmo com muita informação e participação da comunidade, já que os que mais sofrem com conta alta e doença, na maioria das vezes, não possuem meios próprios de sanar a doença nem a dívida. Assim, encaixa a máxima: melhor prevenir que remediar.

ASCOM – Prefeitura de Porciúncula