terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Prefeitura de Porciúncula inaugura unidades de saúde e anuncia que vem mais por aí

Posto de Urgência reestruturado









A comunidade porciunculense pode respirar aliviada. Quando o assunto é urgência ou emergência os munícipes, agora, podem ter certeza que o atendimento será de qualidade, e vidas poderão ser salvas com a ajuda de equipamentos de ponta. Na sexta-feira (15-02) a Prefeitura entregou à população o Posto de Urgência Edison Barroso de Carvalho totalmente reestruturado e revitalizado. A iniciativa está sendo encarada como um salto significativo na saúde do município
O PU conta com uma estrutura pronta para estabilizar o paciente mais grave, até a remoção para centros especializados. Foi montada uma unidade intermediária com equipamentos semelhantes aos de uma UTI: oxímetro de pulso, respirador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, aparelho de eletrocardiograma e bomba de infusão, todos recém adquiridos.
– Com essa estrutura nós conseguimos estabilizar o paciente até a remoção para hospitais mais especializados e acompanhar a sua evolução, pois os aparelhos de monitoramento nos dão a real situação – afirma Vanessa Tavares, coordenadora de enfermagem do PU.
O novo PU conta também, na parte administrativa, com novos móveis e utensílios, quatro aparelhos de ar condicionado, vinte novas camas e dois computadores. A UTI móvel do PU também foi estruturada com moderna aparelhagem: desfibrilador, oxímetro de pulso, monitor cardíaco e respirador mecânico.
O prefeito Carlos Sérgio, em entrevista ao programa de rádio Gente que Faz, falou das melhorias da saúde:
– Nós colocamos a saúde como uma das prioridades do nosso governo. O primeiro passo foi investir na saúde básica com a construção dos PSF, em seguida investimos no PU, e agora estamos construindo a Policlínica.
Revitalizada unidade de saúde da zona rural









No dia seguinte à inauguração do PU, foi a vez da zona rural receber uma importante obra. A comunidade de São Mamede, no terceiro distrito, teve sua Unidade Básica de Saúde reformada e revitalizada. A Unidade foi erguida e equipada no ano de 1999. No entanto, ficou sem funcionar por alguns anos retornando em atividade no ano 2005, quando o prefeito Carlos Sérgio decidiu ativar as instalações em benefício da comunidade. Por ter ficado fechada, sofreu a ação do tempo e o espaço ficou em estado precário. Recentemente, ao notar os benefícios do Posto Médico para a comunidade de São Mamede, a administração municipal, mais uma vez, entrou em ação para reformá-lo.
Desde 2005, portanto, é assistida com médico e dentista uma vez por semana. A Unidade Básica de Saúde de São Mamede conta com recepção, copa, sala de administração, consultório odontológico montado e funcionando, consultório médico, banheiros e sala para procedimentos evasivos (vacina, curativos, etc.).
Segundo a agente de saúde comunitária Eliene de Fátima, 115 famílias são assistidas pela Unidade de Saúde e o serviço é prestado nos mesmos moldes do Programa Saúde da Família com remédio em casa, medição de pressão e acompanhamento médico.
– Continuaremos dando assistência às comunidades da zona rural. Determinei que o serviço de saúde, no nosso governo, chegasse até o munícipe, mesmo nas localidades mais distantes – conclui o prefeito Carlos Sérgio.
Mais obras

Segundo o secretário municipal de Saúde Saulo Calzolari, essas obras fazem parte de um plano de reestruturação das unidades e postos de saúde do município iniciado em 2005, na gestão do prefeito Carlos Sérgio.
– Ainda iremos entregar à população a Nova “Farmacinha” do centro da cidade, o posto de saúde de Bate Pau, o Centro de Fisioterapia revitalizado e com novos equipamentos, um trailer com consultório odontológico no Murupi e as Unidades de Caeté e Moreiras totalmente revitalizadas – disse Saulo. A Prefeitura já marcou a próxima inauguração, nesta sexta-feira (22-02), às 20h, na comunidade de Fortaleza, entrega de mais uma obra de reforma e revitalização da Unidade Básica de Saúde.
Entenda a importância de cada equipamento do PU
Monitor Cardíaco









Possibilita ao profissional médico acompanhar a evolução do paciente, os batimentos cardíacos, ou seja, se o coração está acelerando ou parando. Com esse monitoramento há a possibilidade de prever uma parada cardíaca. O monitor é programado para alarmar o profissional, através de sinais sonoros, caso ocorra uma situação de emergência.
Oxímetro de Pulso
Através de um sensor colocado no dedo do paciente, este aparelho apresenta a freqüência cardíaca e o nível de oxigênio no paciente e posteriormente a necessidade de oxigênio. Se oferecer ao paciente pouco oxigênio o seu restabelecimento será lento, se oferecer em excesso pode lesar a visão. Na medicina há casos de cegueira decorrentes deste excesso. O oxigênio em excesso também pode ressecar o pulmão. Com esse aparelho o profissional consegue dosar o oxigênio necessário.
Desfibrilador e Cardioversor









Após uma parada cardíaca este aparelho tem a função de reanimar o paciente e colocar o coração no ritmo normal. E ainda, por exemplo, no caso de uma arritmia cardíaca, cardioverter, ou seja, reverter esta situação.
Ventilador mecânico (ou respirador artificial)









Este equipamento é usado quando se diz que o paciente respira com a ajuda de aparelhos. É utilizado de acordo com o estado do paciente. Desde casos mais brandos até em situações que o profissional julgue necessário “entubar” o paciente.
Eletrocardiograma









Através do aparelho o profissional faz um exame que detecta e registra a atividade elétrica do coração. Fundamental num Posto de Urgência, o aparelho auxilia nas emergências de pacientes que chegam ao PU com quadro de enfarto, angina, isquemia etc.
Bomba de infusão








É um aparelho utilizado para infundir medicamentos, com controle de tempo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica. Ou seja, Auxilia na dosagem dos medicamentos.

A saga pelo São Mamede

Por Vinícius Berto
Sábado, 16 de fevereiro, o destino é São Mamede. O que uma pequena localidade no extremo norte de Porciúncula pode me reservar? A priori apenas a cobertura jornalística de mais uma importante obra entregue pela boa administração da Prefeitura: a revitalização e reforma da Unidade Básica de Saúde.
Antes, porém devo salientar que a curiosidade pelo São Mamede começou antes de visitar a simpática comunidade. Ainda nos preparativos para a viagem ao lugarejo, surgiu um questionamento sobre o significado de São Mamede. Seria um santo de verdade? Seria alguém que colonizou a região com o nome de Mamede? Enfim, buscava uma resposta. Pesquisamos (eu e a jornalista Rosimere Ferreira) curiosos pela origem do nome dado ao arraial, e nada encontramos.
A resposta para o questionamento se tornou algo secundário que me acompanhou pelas curvas da estrada de Purilândia, sal debaixo da língua para evitar a queda de pressão, parada na terra dos Puris e segue a viagem. Longe de buscar a resposta e concentrado em meu ofício, praticamente apaguei das minhas pretensões a curiosidade outrora levantada. Cheguei, e logo aquela confusão estomacal deu lugar ao trabalho. Meu foco era a Unidade de Saúde, nada mais.
Foi aí que avistei um fotógrafo amador que capturava cenas da igreja católica local. Aquele homem voraz pelas imagens que eternizam o momento, o instante, e fazem aquecer a memória e despertar a saudade de um tempo que não se vive mais, me chamou atenção. Tratava-se do ilustre Gérsio Calzolari, um apaixonado por fotos e pela história da região, um colega que nos meus primeiros dias em solo porciunculense, mesmo sem o conhecer, como se precisasse passar algum ensinamento me perguntou:
─ Você sabe quem foi Alberto Calvet?
─ Nada além do nome da rua que escolhi para morar.
E ele continuou...
─ Alberto Calvet foi um dos prefeitos que Porciúncula deu a Itaperuna na primeira metade do século passado, quando essa terra ainda era distrito.
Bom, voltando à zona rural de Santa Clara, o Sr. Gérsio fez ressurgir o interesse pelo São Mamede. Já estando o trabalho adiantado e ajudado pelo fato de ter chegado cedo à comunidade, iniciei uma conversa informal com dona Alcione Maria Cristófore, funcionária da Unidade de Saúde e zeladora da igreja.
Ela relatou que o templo foi erguido em 2002 sob as bênçãos de São Mamede.
─ Mas São Mamede não existe! Vocês terão que arrumar outro padroeiro - disse o padre da época.
Ali iniciava a saga do povo da comunidade de São Mamede para encontrar vestígios da existência do Santo. Quase que em coro, os moradores, confiantes na existência de Mamede, não arredavam a idéia de ter o São Mamede como padroeiro.
Numa ocasião o padre deu o ultimato para que a comunidade decidisse qual seria o padroeiro. Nesse momento surgiu a fé de dona Alcione. Ela relatou um pedido feito:
─ São Mamede, se o senhor existe apareça de alguma forma, faça com que nós tenhamos informações sobre a sua história.
Segundo Dona Alcione, foi aí que o Sr. Ítalo Lira, homem atuante no catolicismo porciunculense, através das pesquisas incansáveis, descobriu a história do São Mamede.
Intriga-me, ainda, os motivos da dificuldade de encontrar registros de São Mamede no Brasil. Aliás, assim como em 2002, também tive muita dificuldade em achar registros de São Mamede. Obtive sucesso apenas em sites portugueses. País onde Mamede é mais difundido.
Ele nasceu na cidade de Cesareia, na Capadócia, na Turquia. Viveu nos fins do Séc. III. Sua cidade natal estava sob domínio do Império Romano, pela mão do Imperador Aureliano. Foi um autêntico mártir. Apesar de ser uma pessoa de posses, escolheu viver na pobreza. Assim, aos 15 anos quando foi obrigado a negar Cristo, fez um ato de fé com o Senhor. Sofreu, mas nunca desistiu da sua crença. Por ser devoto do Cristianismo foi perseguido e torturado. Seu corpo foi levado para a Diocese de Langres, na França.
Vale lembrar que, ainda segundo dona Alcione, a comunidade se chama São Mamede devido ao córrego de mesmo nome que banha a comunidade. Mas de onde surgiu este nome?
Agora ficam alguns questionamentos que podem ser respondidos a partir de pesquisas mais aprofundadas. Como, por exemplo: se as pessoas que colonizaram a região escolheram o nome do córrego baseado na história do santo, provavelmente deixaram, com o passar dos anos, que a devoção e a história de Mamede se fragmentasse entre os cafezais da região.
Sabemos que a colonização da região do terceiro distrito fora feita por europeus, sobretudo italianos. Seriam os italianos os responsáveis pela vinda(?) do Santo? Porém fica registrado que Portugal é o país onde o santo é mais difundido. São 12 paróquias que levam o seu nome. A hipótese mais remota é a de Mamede ser uma homenagem a alguém que colonizou a região.
As dificuldades em torno de São Mamede são tão gritantes que até a imagem é difícil, quase impossível de ser encontrada. Pois bem, não há a imagem de São Mamede na igreja. O jeito foi improvisar. Uma figura do santo foi ampliada e os fiéis fazem suas orações diante de um pôster com a imagem do Santo. Menos fé por isso? Claro que não, a saga daquele povo simpático e devoto de um Santo que, num passado recente, mal sabia que existia, me instigou e fascinou. São Mamede... voltarei outras vezes.
Leia mais sobre São Mamede em http://www.jf-perafita.pt/padroeiro.php
Colaborou Rosimere Ferreira

CAMPEONATO DE SECRETARIAS DA PREFEITURA COMEÇA DIA 23/02

Terá início no Clube de Caça e Pesca de Porciúncula, no sábado, dia 23, o IV Campeonato de Secretarias Municipais. O campeonato será disputado em um único turno, onde as 06 equipes jogarão entre si, classificando para as semi-finais, as 04 melhores. Os jogos serão realizados nas manhãs de sábado (01 jogo) e domingo (02 jogos). Nas 03 edições passadas, a Administração tem 01 título e a Saúde tem 02 titulos.
O IV campeonato de secretarias será realizado graças a uma parceria entre o JUEP, CCPP e Depto de Esportes da Sec. Mun. de Turismo.
Abaixo a tabela completa dos jogos:
1ª rodada:
Sábado – 23/02........... 8:30 h - Administração x Saúde
Domingo – 24/02........... 8:30 h - Educação x Obras
10:00 h – Agricultura x Transportes
2ª rodada:
Sábado - 01/03..............8:30 h – Saúde x Obras
Domingo – 02/03.............8:30 h – Administração x Agricultura
10:00 h – Educação x Transportes
3ª rodada:
Sábado - 08/03..............8:30 h – Obras x Agricultura
Domingo – 09/03.............8:30 h – Administração x Transportes
10:00 h – Saúde x Educação
4ª rodada:
Sábado - 15/03..............8:30 h – Saúde x Agricultura
Domingo – 16/03.............8:30 h – Obras x Transportes
10:00 h – Administração x Educação
5ª rodada:
Sábado - 22/03..............8:30 h - Educação x Agricultura
Domingo – 23/03.............8:30 h - Saúde x Transportes
10:00 h – Admininstração x Obras
Semifinais no dia 30/03 e a grande final no dia 06/04.
Compareçam para prestigiar.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

O município de Porciúncula não faz parte das investigações

A população de Porciúncula ficou alarmada na semana passada, quando os principais órgãos de comunicação do estado divulgaram o nome do município entre outros envolvidos em irregularidades administrativas e desvio de dinheiro público.
As notícias veiculadas sugeriam que as ações eram voltadas ao município de Porciúncula, sem especificar que poderia ser a empresas particulares, sem qualquer vínculo com a municipalidade. Tais notícias geraram prejuízos e transtornos à administração pública, que passou a viver à mercê de comentários e falta de credibilidade por parte dos munícipes e ainda de empresas que se abstêm de contratar com administrações possivelmente envolvidas em atividades ilícitas.
Confiante do trabalho honesto e explícito de sua equipe administrativa, o prefeito municipal, Carlos Sérgio de Paula Porto, solicitou à DRACO, Delegacia de Repressão às Ações de Crimes Organizados, uma declaração de que o município e seu administrador não sofreram qualquer ação de busca e apreensão por parte da Delegacia responsável pelas investigações.
No dia 31 de janeiro de 2008, a DRACO, através do Delegado de Polícia Cláudio Ferraz, emitiu uma declaração em que isenta a Prefeitura de Porciúncula das atividades ilícitas investigadas, e afirma ter sido feito um Mandado de Busca e Apreensão em um estabelecimento comercial instalado no município. De acordo com o documento, portanto, Porciúncula não faz parte dos municípios envolvidos em fraudes e desvios de dinheiro público.
Em anexo, segue cópia do documento emitido pela DRACO.
Porciúncula, 01 de fevereiro de 2008

Encontro marca o início do ano letivo em Porciúncula

Um encontro realizado na quinta-feira (07-02) com os professores da rede municipal de ensino de Porciúncula marcou o início do ano letivo na cidade. A Secretaria de Educação organizou o evento que contou com a presença do professor porciunculense Wagner Luiz Ferreira Lima, Doutor em Letras pela UERJ (Universidade Estadual de Rio de Janeiro).
A secretária municipal de educação Silvialene Baptista lembrou as conquistas de 2007 e falou das perspectivas para 2008:
― Em 2007 fizemos Plano de Carreira, Plano Municipal de Educação, implantamos turmas de 5ª e 6ª série, trouxemos faculdade, realizamos capacitação de professores e este ano pretendemos dar continuidade ao trabalho sério que desenvolvemos na Secretaria, e para isso nos reunirmos para dar o pontapé inicial para um ano letivo de muita alegria ― disse.
Além dos professores e funcionários da Secretaria de Educação, também marcou presença a professora Ângela Gripe que representou o Conselho Municipal de Educação.
O momento especial do encontro foi a participação do professor Wagner Luiz. Ele proferiu uma palestrou motivacional com o tema relações interpessoais. Apesar da grande experiência com palestras na área de educação, foi a primeira vez que o professor falou para uma platéia porciunculense. ― Estou muito feliz com o convite e está sendo ótimo poder falar para o público de minha terra ― comentou o professor que atualmente dirige o Instituto de Educação Professora Eliana Duarte da Silva Breijão e coordena os Cursos de Letras da FAVALE-MG (Carangola) e UNIG (Itaperuna).
Secretária de Educação Silvialene Baptista, Professores e Professor Wagner

Porcifolia 2008 tem marchinha, samba e blocos

Mesmo debaixo de chuva os foliões curtiram o carnaval porciunculense
Se carnaval é tempo de excessos, o carnaval 2008 em Porciúncula foi marcado pelo excesso de chuva. Durante os quatro dias de folia, foram poucos os momentos em que as ruas ficaram secas. Os amantes do carnaval ficaram decepcionados com o banho de água fria que São Pedro preparou este ano, literalmente. Mas nem por isto, deixou de acontecer o Porcifolia 2008 e nem mesmo a chuva deixou de levar as pessoas à Praça Antônio Amado.
Na tentativa de evitar maiores problemas, antes de iniciar a festa de Momo, o juiz da Comarca local, Dr. Marco Antônio Novaes de Abreu, baixou portaria com normas específicas para o carnaval. A portaria trouxe as seguintes proibições: uso de máscaras após as 21 horas, comercialização e uso de espuma spray, menores de 10 anos desacompanhados nas ruas e qualquer tipo de música alta após as 4 horas da madrugada.
A programação teve que sofrer alterações em função da chuva, mas todos concordaram. Os blocos saíram na segunda-feira, e as escolas de samba foram para a avenida na terça-feira gorda.
E a praça principal da cidade estava cheia. A primeira escola a desfilar foi a Acadêmicos de Greenville que, mesmo debaixo de chuva forte, não desanimou. A comunidade se uniu e fez um bonito carnaval com excelente samba de Benildo da Mangueira (que também foi o puxador), belas fantasias, lindas passistas e uma bateria de qualidade.
O Greenville levou para a avenida o bonito samba-enredo “Vamos salvar a ecologia”, uma composição de Benildo da Mangueira, Marcelo Piterfon e Fernando Lima. O próprio compositor interpretou o samba, juntamente com Renan do Greenville. A emoção tomou conta da passarela, que teve a presença de muitos moradores da comunidade da escola e de outros apaixonados pelo carnaval porciunculense. A velha-guarda do carnaval porciunculense veio muito bem representada pelas incansáveis Tieza e Venimar França Ribeiro, animadíssimas, como sempre. Venimar, que sempre surpreendeu com suas fantasias, este ano veio de diabinha, fazendo par com a cunhada Celeste, vestida de anjo. As duas faziam coreografias de caça e caçador na avenida.
A nova geração também esteve muito bem representada pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira Jefinho e Valquíria do Valle.
Nem a chuva tirou o brilho das fantasias e dos foliões, ou afastou o público da Av. José Tannus. Depois da animação da Escola de Samba Acadêmicos de Greenville, foi a vez da banda Mandioca com Torresmo levar as saudosas marchinhas para o público, que aguardava a apresentação da escola de samba Simplicidade. “Mamãe eu quero” e “Saca-rolha” foram algumas das músicas que embalaram os foliões e trouxeram a saudade dos antigos carnavais.
A Simplicidade de Porciúncula chegou animada pela trégua da chuva e pelo lindo samba-enredo que falava dos pecados capitais. A obra, composta pelo mestre Joaquim Raimundo, foi de uma poesia emocionante. O mestre jongueiro esteve em pessoa puxando seu samba, junto com Jorge Israel, fazendo a Simplicidade explodir em animação e alegria.
Uma bonita e bem coreografada comissão de frente, abria passagem para a chegada da Simplicidade. Lindas mulatas, uma bateria empolgante e a rainha da bateria Luciene Ferreira Costa, mais uma vez mostrando o samba no pé e a empolgação de desfilar pela escola de coração.
Aliás, empolgação não faltou às duas escolas porciunculenses e ao público presente, que teve a notícia de que o juiz local havia permitido o som até as 5 horas da manhã no último dia de carnaval.
Estão de parabéns as escolas de samba Acadêmicos de Greenville e Simplicidade, que mostraram samba no pé, harmonia, animação, garra, união, trabalho de equipe e muito amor ao carnaval. E, além do mais, levaram brilho e alegria para o público porciunculense.
A Secretaria de Saúde levou prevenção e apoio a emergências para a praça. Em uma tenda, distribuiu kits com preservativos e material informativo sobre DST/Aids. A equipe da saúde estava também preparada para socorrer os foliões que exageram na bebida. Ofereceu glicose, sala de repouso e uma ambulância para casos mais extremos.A Secretaria de Turismo se esforçou para oferecer o melhor para comunidade e seus visitantes. Mas, contra as leis da natureza não existe esforço suficiente. A chuva diminuiu sim o brilho da festa preparada pela Prefeitura municipal e desestimulou muita gente a sair de casa. No entanto, a festa estava lá, com bandas variadas, com marchinhas, samba, forró, axé, pagode, escolas de samba e blocos carnavalescos. A praça toda estava enfeitada, havia banheiros químicos, espaço reservado para as camas elásticas fora da praça, organização das barracas e uma programação variada. A chuva atrapalhou, mas a festa aconteceu e muitos foliões aproveitaram tudo o que têm direito, sem se importar com o tempo ruim.
Colaboração: Rosimere Ferreira
Fotos