quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Escola Técnica Federal beneficia Porciúncula e região Noroeste

O Noroeste fluminense, composto de 13 municípios, vai ganhar, em breve, uma unidade do CEFET, a rede federal de educação tecnológica que oferece cursos profissionalizantes no ensino médio. O CEFET Noroeste, em construção em Itaperuna, deverá inaugurar em agosto próximo, e vem a ser uma grande oportunidade de profissionalização para jovens e adultos da carente região noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Porciúncula é uma das conveniadas do CEFET Noroeste, que inicialmente oferecerá os cursos de eletrotécnica, eletromecânica e turismo. A secretária municipal de Educação, Silvialene Lourenço Baptista, aplaude a união dos municípios do noroeste fluminense em prol dessa conquista. “Apesar da unidade estar em Itaperuna, esta é uma conquista dos 13 municípios, que poderão oferecer a seus jovens uma opção de ensino de qualidade com qualificação profissional. Estaremos, assim, formando mão-de-obra, permitindo que nossos jovens saiam do ensino médio com uma profissão garantida. Aqueles que não têm oportunidade de fazer uma faculdade, podem sair do ensino médio qualificado, preparados para o mercado de trabalho. Estamos muito otimistas”, concluiu a secretária.
As cidades do Noroeste, que assinaram um Termo de Compromisso junto ao MEC, além de uma contrapartida inicial na implantação da unidade, garantiram o transporte escolar dos alunos até Itaperuna.
Inicialmente, a Escola Técnica Federal terá apenas a oferta de cursos de qualificação profissional. Para o futuro, porém, já se prevê investimentos em cursos de graduação e pós-graduação.

Rosimere Ferreira
ASCOM - PMP

Carnaval nos distritos de Porciúncula

A folia nos distritos de Porciúncula também será marcante durante o carnaval. A Prefeitura organizou uma programação específica para Purilândia (2º distrito) e Santa Clara (3º distrito). As avenidas principais das duas localidades estarão enfeitadas no clima do PORCIFOLIA 2008. Haverá shows, blocos e bois pintadinhos durante os quatro dias de momo.

Confira a programação:

PURILÂNDIA

Blocos e bois pintadinhos todos os dias.
Shows todos os dias a partir das 22h com a BANDA K ENTRE NÓS

SANTA CLARA

Dia 02 – Sábado
22h – Banda Nota Mil

Dia 03 – Domingo
22h – Trio Xodó Mineiro

Dia 04 – Segunda-feira
22h – Revelação do Forró
00h – Pablo e Lucas

Dia 05 – Terça-feira
22h – Zona X
Blocos e bois pintadinhos todos os dias.

Porcifolia 2008 – Secretaria de Saúde vai distribuir 4 mil preservativos

A Secretaria de Saúde de Porciúncula mobilizou uma equipe para ficar de plantão durante o carnaval. A partir deste sábado estará funcionando uma tenda em frente à Caixa Econômica Federal. Serão distribuídos 2 mil kits contendo cada um: 2 preservativos, 1 panfleto informativo sobre DST e AIDS e 1 tatuagem. A equipe será composta por um técnico de enfermagem e dois agentes de saúde, além de uma ambulância que se necessário levará o paciente até o Posto de Urgência (PU).

PU pronto - No PU já foi montado um esquema para o carnaval. Aos que excedem na bebida alcoólica a Secretaria de Saúde aumentou o estoque de glicose hipertônica para 800 ampolas. Na farmacinha básica não faltam os remédios necessários e a equipe com 2 motoristas, 3 técnicos de enfermagem e 1 médico plantonista vai trabalhar para garantir um carnaval tranqüilo aos foliões que precisarem de atendimento durante a festa.

Em caso de emergência basta ligar de um telefone público ou do próprio celular para 192 e solicitar o atendimento, a ligação é gratuita.

Vinícius Berto
Ascom - PMP

Vai começar o Porcifolia 2008

Blocos, escolas de samba, bois pintadinhos, marchinhas de carnaval e shows. Mais do que uma programação típica de carnaval do interior, o que o município de Porciúncula contempla no carnaval intitulado PORCIFOLIA é uma festa recheada de alegria, onde as famílias porciunculenses se confraternizam para comemorar um carnaval de paz e democracia. A prefeitura Municipal é quem promove a festa na principal praça da cidade, a Antônio Amado, no centro. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 21h.
A Secretaria Municipal de Turismo, após o sucesso do réveillon, se empenhou em trazer a Banda MC 6 que animará o público com a mesma energia apresentada na passagem de ano. A Banda Mandioca com Torresmo, com as tradicionais marchinhas de carnaval, não ficará fora da festa: na sexta-feira participa da abertura do carnaval e no último dia retorna para encerrar a folia.
As Escolas de Samba prometem dar um show na Avenida José Tannus. Duas irão desfilar: no domingo, às 22h, entra em cena a Acadêmicos do Greenville, na terça-feira, também às 22h, será a vez da Simplicidade de Porciúncula. Ambas já receberam a subvenção repassada pela Prefeitura, sendo que este ano, a pedido da diretoria das escolas, o dinheiro que seria entregue a Unidos da Penha, que não irá desfilar, foi dividido em partes iguais e entregues às agremiações, ou seja, cada uma ao invés de 5 mil reais recebeu 7 mil e quinhentos reais.
Blocos e bois – Quatro blocos carnavalescos e cinco bois pintadinhos também animarão o Porcifolia 2008. Os dias reservados a eles são sábado e segunda-feira. Entre as atrações estão: Boi do Povo, Boi Bandido, Boi Garantido, Boi Bin Laden e Boi Tomé, além dos Blocos dos Quarentões, dos Bonecos, do Folhinha e do Baliu.

Vinícius Berto Ascom - PMP

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sistema Firjan inicia projeto FLA/SESI em Itaperuna

Parceria entre o Clube de Regatas Flamengo e o Sesi vai ajudar a identificar talentos do futebol
O Sistema Firjan, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e a melhoria na qualidade de vida das crianças de Itaperuna e municípios vizinhos, iniciou em Itaperuna o projeto Escolinha de Futebol FLA/SESI, uma parceria entre o Clube de Regatas Flamengo e o Sesi.
O Lançamento Oficial aconteceu na última terça-feira, dia 15, no Teatro Firjan/Sesi, quando foi apresentada a proposta do projeto e toda a estrutura de funcionamento.
Segundo o presidente da Firjan Noroeste, Antônio Carlos Boechat, esta é mais uma iniciativa da Firjan em prol do futuro de crianças e adolescentes. "O projeto tem todo o meu apoio, pois ele ocupa o tempo desses jovens com uma atividade saudável e ainda cria oportunidades de um futuro melhor. Quem sabe em pouco tempo teremos um novo craque no cenário nacional, ou até mesmo mundial?", prevê Boechat.
O diretor de Projetos Especiais do Flamengo, Luiz Rocha, durante a solenidade, destacou a seriedade da parceria. “O que estamos implantando aqui hoje não é um núcleo do Flamengo. É uma escolinha oficial do Flamengo, como a que temos na Gávea. Assim, vamos oportunizar a descoberta de novos craques”, destacou.
Parceria - Através do projeto FLA/SESI os alunos estarão treinando com profissionais do Flamengo e fazendo avaliações técnicas na melhor infra-estrutura da região. Além disso, as crianças e jovens que se destacarem podem ser aproveitados pelo Clube, sendo convidados a atuarem diretamente na sede do Flamengo.
O Projeto assinado pela Presidência do Sistema Firjan/Sesi e pelo Presidente do Clube de Regatas Flamengo é um acordo de cooperação técnica e financeira entre o SESI-RJ e C. R. Flamengo, que consta da cessão de espaços referente aos campos de futebol, quadras de esportes, duas salas destinadas a administração, almoxarifado, sala de professores e enfermaria.
Público - O Projeto está direcionado para crianças e adolescentes de 06 a 18 anos e consiste na formação de escolinhas de futebol de campo com a extensão para o Futsal e outras modalidades Olímpicas.
Desde o início do projeto, há dois anos, 1.579 crianças passaram pela escolinha e avaliações técnicas, e desse total 40 foram indicados para avaliação no Ninho do Urubu, sendo que 30 foram federados.
A parceria FLA/SESI ainda prevê um Projeto Social com distribuição de bolsas nas escolinhas e participação gratuita nas avaliações técnicas de crianças residentes nas proximidades, indicadas tanto pelo C. R. Flamengo quanto pelo Sesi-RJ.

Porciúncula no Projeto Primeiro Emprego - Juventude Cidadã

Prefeito Carlos Sérgio coloca Porciúncula como destaque pioneiro do Projeto Primeiro Emprego na Região.

A Secretaria de Agricultura desenvolve ação conjunta com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Projeto na implantação do Projeto Primeiro Emprego - Juventude Cidadã. O projeto está sendo desenvolvido em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), onde serão beneficiados 150 jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, que participarão de cursos técnicos do SENAI nas seguintes áreas: Pintura Industrial, Eletricista Instalador Industrial, Montador e Reparador de Computador e Informática Administrativa. Os alunos receberão mensalmente uma bolsa de estudos para o custeio de suas despesas.


Importante ressaltar que Porciúncula saiu na frente graças ao bom relacionamento do Prefeito Carlos Sérgio com Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, que privilegiou o município como o primeiro a implantar o projeto no Estado do Rio de Janeiro.


A Secretaria de Agricultura terá fundamental importância na execução do Projeto Primeiro Emprego - Juventude Cidadã, onde participará na formação dos jovens no desenvolvimento de “serviços comunitários” que terão como meta principal desenvolver ações comunitárias que venham de encontro a melhoria de vida da população, atuando em jardinagem, urbanização e meio-ambiente.


O projeto está previsto para início em março, quando os jovens serão chamados.





Eloy, atual Secretário Municipal de Agricultura fala sobre o projeto .


“Fico muito feliz em participar com o colega Sérgio Araújo desde o início da elaboração do projeto, e não poderia deixar de colaborar na execução, pois, a Secretaria de Agricultura tem que cumprir o seu papel de levar até a população a excelência de seus serviços, e que o povo faça da secretaria uma extensão de seus lares”.


O Secretário Sérgio Araújo complementou as palavras de Eloy Gregório.
“Agradeço ao atual secretário Eloy pela colaboração e parceria e ressalto a visão e o empenho do Prefeito Carlos Sérgio, que não mediu esforços para a concretização de mais este projeto, que, com certeza estará contribuindo para formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro”.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Porcifolia 2008 - Confira a programação de Carnaval


Dia 1º – Sexta-feira21h – Banda Mandioca com Torresmo



23h – Banda Vox

Dia 02 – Sábado21h – Desfile de Blocos



00h – Banda MC 6 (sucesso no réveillon de Porciúncula)

Dia 03 – Domingo19h – Pagode com Magia do Samba



22h – Desfile do G.R.E.S. Acadêmicos do Greenville



00h – Banda MC 6

Dia 04 – Segunda-feira21h – Desfile de Blocos



00h – Banda MC 6

Dia 05 – Terça-feira20h – Banda Mandioca com Torresmo



22h – Desfile do G.R.E.S. Simplicidade de Porciúncula



00h – Banda MC 6

Realização:


domingo, 13 de janeiro de 2008

Jorge Picciani anuncia obras em estrada de Porciúncula



A população de Santa Clara, em Porciúncula, viveu uma manhã de festa neste sábado (12/01). Chegar de carro ou caminhão ao terceiro distrito da cidade não vai ser mais tão difícil e demorado: dentro de dois a três meses, começarão as obras de pavimentação do trecho da RJ-230 que liga Purilândia à Santa Clara. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Jorge Picciani.
Orçada em R$ 16 milhões, a pavimentação da estrada, um sonho de 40 anos, vai beneficiar diretamente 600 produtores rurais e os mais de cinco mil moradores da área, onde também começaram a ser em implantadas, em 2006, lavouras de pêssegos, em razão das condições climáticas favoráveis.

O governador autorizou a liberação dos recursos e a secretaria de obras já começou a preparar o processo para fazer a licitação do projeto. “Sergio Cabral me disse que não pôde vir hoje, porque estaria viajando, mas garantiu que estará presente na inauguração” afirmou Picciani.
O governador em exercício também disse que Cabral se comprometeu a asfaltar, até o final de seu governo, todos os trechos virgens das estradas estaduais que fazem ligação com os estados visinhos.
O percurso de 18 Km que, atualmente, é percorrido em mais de 40 minutos , será feito em menos de 15 minutos. Além disso, a circulação da produção realizada nos distritos de Purilândia e Santa Clara aumentarão, ampliando os mercados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e nos demais municípios do Estado do Rio.
Porciúncula é o maior produtor de café do estado, principalmente os distritos de Purilândia e Santa Clara, mas também é forte na produção leiteira, a extração de granitos e a fabricação de pedras ornamentais.
Estiveram presentes ao evento, o subsecretário de Obras, Maxi Lemos, o presidente do DER, Henrique Ribeiro, o prefeito de Porciúncula, Carlos Sérgio de Paula Porto, e demais autoridades.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Picciani assume governo do Rio e anuncia asfalto para Santa Clara

O governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício, deputado Jorge Picciani, estará, neste sábado (12/01), às 10h, em Porciúncula. O Prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto e demais autoridades municipais recepcionarão Picciani em Santa Clara, terceiro distrito do município. Na ocasião será anunciada, oficialmente para a população, a liberação dos recursos para o asfaltamento da RJ-230 - trecho Purilândia-Santa Clara, um antigo sonho dos moradores do terceiro distrito.

Nesta quarta-feira, durante reunião no Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral transferiu seu cargo ao presidente da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Jorge Picciani, que assume a função até a próxima segunda-feira. Cabral e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, vão viajar para Lausanne, na Suíça, para entregar o caderno de encargos do Rio de Janeiro ao Comitê Olímpico Internacional, oficializando a candidatura a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Prefeito Carlos Sérgio, que esteve em Santa Clara no dia 6 de janeiro e inaugurou uma quadra poliesportiva, disse à comunidade que estava se empenhando para a liberação do asfalto. “Estive em Santa Clara e falei que o sonho do asfalto estava perto, queremos comemorar essa conquista como o povo santaclarense. Sempre estive no terceiro distrito regularmente e sempre falei da nosso luta por essa obra”, disse o prefeito que também vai inaugurar, no dia 27 de janeiro, a revitalização do Posto de Saúde de Santa Clara e entregar um aparelho de eletrocardiograma.

Entrega de Tratores - Também neste sábado, durante a visita do Governador em exercício, a Prefeitura de Porciúncula vai entregar dois tratores e implementos agrícolas aos produtores rurais das comunidades do Murupi e Fazenda do Céu. As máquinas foram adquiridas com recursos do Ministério da Integração Nacional e cerca de 150 produtores serão beneficiados.

Vinícius Berto - Ascom/PMP

Cidade comemora São Sebastião



Começa hoje (11-01), com uma programação variada, a festa em louvor a São Sebastião. Durante 10 dias, Porciúncula vai comemorar um dos eventos mais tradicionais da cidade, com carreata, novena, missas, leilões, alvorada, maratona, queima de fogos e shows.
A Praça e a Igreja de São Sebastião estão sendo preparadas para as festividades. O evento, que conta com total apoio da Prefeitura de Porciúncula, será aberto com carreata, às 18h, percorrendo as principais ruas da cidade.
O momento principal acontecerá no último dia da festa, 20 de janeiro, dia de São Sebastião, quando haverá, às 18h, missa solene e procissão. O santo é considerado o segundo padroeiro de Porciúncula. No ano de 2002, a Diocese de Campos instituiu São Sebastião como Padroeiro Secundário de Porciúncula. A principal festa religiosa da cidade acontece todo dia 13 de junho, quando as homenagens são prestadas a Santo Antônio.

Confira a programação desta sexta-feira:

18h – Carreata.
19h – Início do Novenário e Missa.
20h – Leilão de ricas prendas.22h – Forró com Marquinho Show.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Em resposta ao vinculado dia 04/01/08 pelo BLOG DO GUILHERME a respeito da EMENDA do Deputado Rodrigo Maia a favor do LAR DOS VELHOS , esclareço por parte:

PARTE I: TÉCNICA

Assim que foi dado publicidade a EMENDA 35780014 – FUNCIONAL PROGRAMÁTICA 08.244.1385.2 B 31.0494 no valor de R$ 200.000,00 – Dep.Rodrigo Maia através do Relatório LOAS/2007 – CÂMARA/SENADO, informei a SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL E AÇÃO COMUNITÁRIA em inicio de MAIO/07 que estava sendo elaborado o DETALHAMENTO TÉCNICO, PLANO DE TRABALHO , PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS /FINANCEIRAS , CND`s , BALANCETES SINTÉTICOS DE CONTRAPARTIDA ORÇAMENTÁRIA e demais documentos que compõe um PROJETO TÉCNICO, sendo efetivamente concluso e enviado ao MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME por SEDEX, conforme OFICIO GP 285/07 de 21 de maio de 2007, cumprindo à Prefeitura Municipal de Porciúncula com a sua parte, enviando o PROJETO com antecedência, antes mesmo da confirmação técnica de EMPENHO DA EMENDA por parte do Deputado junto ao GABINETE DA CASA CIVIL.
PARTE II: FLUXO OPERACIONAL P/APROVAÇÃO DA EMENDA E COMO A MESMA SE TRANSFORMA EM PROJETO
Todos os Municípios são agraciados pelos Deputados e Senadores com um grande número de EMENDAS PARLAMENTARES, mas é preciso deixar claro que nem todas prosperam, é preciso que o Parlamentar responsável acompanhe sua tramitação e faça o seu devido EMPENHO junto ao GABINETE DA CASA CIVIL e acompanhe seu envio ao MINISTÉRIO COMPETENTE , onde só então a PREFEITURA irá elaborar o PROJETO TÉCNICO, e caso seja aprovado, ai sim, é que será assinado o CONVÊNIO e PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL . Tudo isto só será possível se o DEPUTADO autor da EMENDA cumprir com a sua parte no FLUXO OPERACIONAL, portanto, quando disse que “era preciso procurar o Deputado para esclarecimentos”, foi com intuito de dar andamento ao Projeto.
PARTE III: POSIÇÃO DO PREFEITO DR. CARLOS SÉRGIO
O PROJETO foi elaborado e enviado com antecedência ao MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME por determinação expressa do EXMO. SR. PREFEITO DR. CARLOS SERGIO, que mais uma vez não mediu esforços para ajudar o LAR DOS VELHOS, que já vem sendo beneficiado também através de outros Projetos.
PARTE IV: DESCULPAS DO SECRETÁRIO
Não tive a intenção de ser deselegante ou mal educado, minha obrigação é tratar cordialmente e com toda urbanidade o contribuinte, esta sempre foi minha postura pessoal e profissional, assim como tenho certeza, é a de todos os colegas que compõe a atual administração. Quanto ao referido PROJETO , continuo pronto a cumprir com minhas obrigações junto ao Governo Federal.Esclarecendo, foi entregue por duas vezes cópia do OFICIO 285/07 a Sra. Adriana Amélia e uma vez a Sra. Marli, e para dirimir quaisquer dúvidas, estou enviando novamente cópia do OFICIO 285/07 acompanhado do PLANO DE TRABALHO diretamente a Diretoria do Lar dos Velhos, devidamente protocolado.
Sem mais para o momento, espero ter esclarecido o “mal-entendido”, e desculpando-me mais uma vez , se por acaso faltei com a devida educação.

Porciúncula, 04/01/08
SERGIO LUI S LOPES DE ARAÚJO
SOU CONSULTOR,ANALISTA DE INVESTIMENTOS E PROF..UNIVERSITÁRIO
ESTOU SECRETÁRIO MUNIC. TRABALHO E DESENV.ECONMICO/PROJETOS