sábado, 24 de novembro de 2007

Dengue: dia “D” irá se estender por uma semana

Este ano, com o objetivo de intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypit, a Secretaria de Saúde de Porciúncula irá estender o dia "D" de combate à dengue (desenvolvido em todo país neste sábado) por uma semana. As frentes de trabalho serão desenvolvidas pelos agentes de endemias, que atuam no Programa da Dengue, juntamente com os agentes comunitários de saúde dos PSF's. Durante a semana de 26 a 30 de novembro, em cada unidade do Programa Saúde da Família haverá um dia de mobilização e informação. Será feito, também, um trabalho nas ruas dos bairros de abrangência dos PSF's, onde os agentes visitarão as residências, distribuindo material informativo, investigando locais suspeitos de possíveis criadouros do mosquito e alertando os moradores.
Várias ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo de 2007: contratação de mais 8 agentes de endemias; capacitação, através da Fundação Oswaldo Cruz, de 40 agentes comunitários de saúde que estão aptos a trabalhar no combate à dengue; troca do larvicida, veneno utilizado no combate às larvas do mosquito (antes a durabilidade do larvicida era de 15 dias, enquanto a ação do atual é de 60 dias); presença, nos meses de maio e junho, do carro fumacê e desenvolvimento de ações de educação e saúde com as escolas do município, com o envolvimento de crianças e jovens na conscientização das famílias, e recolhimento de pneus e entulhos nas vias públicas.
“As ações de combate à dengue são compartilhadas com a sociedade em virtude de o mosquito Aedes aegypit ser doméstico. Por isso é fundamental a participação da comunidade”, alerta o secretário municipal de saúde Saulo Calzolari.
Abaixo segue o cronograma das ações durante a semana de combate à dengue, na parte da manhã.

Dia PSF
26/11 Cristo Rei
27/11 Centro
28/11 Olívia Peres
29/11 Santo Antônio
30/11 João Braz

Vinícius Berto – Ascom/PMP

Ascom – Prefeitura de Porciúncula
Site: www.porciuncula.rj.gov.br
E-mail: comunicacao@porciuncula.rj.gov.br
(22) 38421221 – Ramal: 237
Rosimere Ferreira – (22) 92699237
Vinícius Berto – (22) 99428896

Exposição itinerante traz ALERJ para Porciúncula

Na semana que vem a população de Porciúncula poderá conhecer de perto os serviços prestados pelos deputados estaduais por meio das comissões permanentes e a importância histórica do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Exposição Itinerante da Alerj segue no início da semana para o município, onde será inaugurada na quarta-feira (28/11), às 9h, no Centro Cultural Edésio Barbosa da Silva, localizado na Praça Antônio Amado.
A abertura da exposição contará com a presença de diversas autoridades municipais dos três poderes constituídos: Prefeito Carlos Sérgio, Presidente da Câmara Éden Jones Teto e o Juiz da Comarca de Porciúncula Marco Antônio Novaes de Abreu.
“Trata-se de uma honra para os porciunculenses, saber que a nossa cidade será a primeira do Noroeste no roteiro da exposição. O povo fluminense deve muito a essa respeitada casa. E a população de Porciúncula vai conhecer o que fez e o que faz a Alerj para o engrandecimento do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Carlos Sérgio. Durante a exposição, além do público visitante, as escolas do município serão convidadas a levarem seus alunos.
Nos nove painéis que compõem a Exposição Itinerante da Alerj, o cidadão poderá saber mais sobre a história do Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926 para sediar a Câmara dos Deputados, e descobrir que ele está aberto ao público para visitação, que pode ser agendada para escolas e grupos pelo telefone (21)2588-1251. Mudanças em que a Casa foi pioneira, como o fim do jetom, a extinção do voto secreto, a proibição da contratação de parentes e a diminuição do recesso legislativo, além do estabelecimento de um teto salarial para os funcionários do Legislativo, também estão registradas nos painéis. Constam, ainda, informações sobre o site da Alerj (www.alerj.rj.gov.br), os quiosques multimídia, a TV Alerj, as cartilhas produzidas pela Casa e o Jornal da Alerj, além dos telefones 0800 disponíveis, entre outras atividades da Assembléia destinadas ao cidadão, como o atendimento realizado pelas comissões por meio dos ônibus de Defesa do Consumidor e da Pessoa Portadora de Deficiência.
“Nossa preocupação foi retratar as diversas atividades que são realizadas aqui, para que o cidadão possa conhecer o universo de situações em que pode atuar o Legislativo. Procuramos mostrar o que a Alerj faz e os canais de comunicação que existem para que o cidadão possa ter contato com os deputados e com as comissões. Este tem sido o principal foco de nossa divulgação, seja através das notícias, seja através da publicidade, que sempre é voltada para a prestação de serviços", explica o chefe de gabinete da Presidência, Aloysio Neves, idealizador da exposição.
Em seguida, a exposição seguirá para Macaé, Itaperuna, Nova Friburgo, Cordeiro e Araruama. “Esta mostra faz parte de um projeto de transparência total, que envolve a interiorização das ações da Alerj por meio de eventos que possam mostrar à população o trabalho do Poder Legislativo”, conclui o presidente da Alerj Jorge Picciani, lembrando que na última legislatura a Alerj realizou o ciclo de palestras “Política e Desenvolvimento: o Papel da Alerj no Crescimento Econômico do Estado”, que percorreu todas as regiões do Rio de Janeiro para prestar contas da atuação da Assembléia Legislativa aos prefeitos e à comunidade e divulgar as leis aprovadas na Casa que estão ajudando a promover o desenvolvimento do interior do estado.

Vinícius Berto – Ascom/PMPCom Ascom Alerj

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Secretário de Saúde fala das ações de combate à dengue


O programa Gente Que Faz, transmitido pela Rádio Líder FM todas as quintas-feiras, voltou a abordar nesta manhã o combate à dengue, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Porciúncula. O Secretário Saulo Calzolari foi entrevistado e enumerou as diversas ações desenvolvidas no município. Ele falou também da importância da conscientização da população em torno das ações preventivas. “As ações de combate à dengue são compartilhadas com a sociedade, em virtude de o mosquito Aedes Aegypit ser doméstico, por isso é fundamental a participação da comunidade”.

sábado, 10 de novembro de 2007

JUEP - Começam os jogos estudantis em Porciúncula





Ontem, 09/11, às 18 horas, no Estádio Municipal Friação, aconteceu a abertura do II Jogos da União Estudantil de Porciúncula (JUEP). Várias delegações de escolas municipais, estaduais e particulares levaram suas faixas e bandeiras.
O Professor Messias acendeu a pira olímpica, em seguida, o prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto, o presidente da Câmara Municipal vereador Éden Jones Teto Dair Ribeiro e o Juiz da Comarca Dr. Marco Antônio Novaes de Abreu hastearam as bandeiras sob o Hino Nacional.
Tudo indica que esta olimpíada terá a participação efetiva da torcida, pois a cada escola anunciada na entrada do estádio, os torcedores das equipes vibravam muito.

domingo, 4 de novembro de 2007

Banda Lira Porciunculense dá show na Sala Cecília Meireles no Rio




A Associação Musical Lira Porciunculense foi fundade em abril de 1975. Teve como primeiro presidente o Coronel Elmano Peres Moreira, e, como primeiro maestro, o Tenente Oséias. O atual presidente, Simão Pedro da Silva, é componente da banda há 23 anos e, atualmente está sob regência do maestro Sebastião Carlos da Silva. Neste último dia 03 de novembro, a convite, a Lira Porciunculense se apresentou na Sala Cecília Meireles, na III Maratona de Bandas do Estado do Rio de Janeiro, que teve como homenageado Anacleto de Medeiros, responsável por alguns dos gêneros musicais que mais se consagraram no Brasil. A Lira Porciunculense deu o seu recado frente a grandes bandas alí presentes, motivo de elogio do apresentador Eduardo Wermelinger, que também parabenizou o município de Porciúncula por manter viva essa cultura. A apresentação da Lira Porciunculense, no Rio de Janeiro teve apoio da Prefeitura de Porciúncula através da Secretaria Municipal de Cultura.