quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Alterações na administração pública

Dois anos e dez meses depois de assumir a administração do município de Porciúncula, o prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto reuniu os secretários municipais no dia 22 de outubro para apresentar as alterações no governo.
A seguir, os nomes e as secretarias em que estarão atuando a partir do dia 01 de novembro:

Edmílson Campos - Secretaria de Administração
Fernando Volpato - Secretaria de Turismo e Esporte
Adão Elias de Almeida - Secretaria de Fazenda
Carlos Alberto Losque Volpato - Gabinete
Sérgio Lopes Araújo - Secretaria de Trabalho
José Tadeu Ribeiro - Secretaria de Arrecadação
Eloy Gregório do Nascimento - Secretaria de Agricultura
O prefeito Carlos Sérgio acredita que as mudanças vão trazer novo fôlego e dinamismo às pessoas e às secretarias. “Trabalhamos para a comunidade porciunculense, e vamos mexendo na estrutura para oferecer o melhor para os munícipes, os funcionários e para a administração”.

Prefeito de Porciúncula propõe Plano de Carreira

O prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto se reuniu com representantes das secretarias municipais de Porciúncula no dia 30 de outubro para propor e discutir um antigo sonho dos funcionários públicos – o plano de carreira.
Após estudos e diversos debates internos entre o prefeito e membros da administração pública, a primeira reunião aberta realizada com tal finalidade foi para trocar idéias e propor a criação de uma comissão de funcionários para levar o assunto aos demais servidores e ouvir as demandas de todos. O prefeito fez questão de deixar claro que plano de carreira não significa aumento de salário, mas sim oportunidade de acertar distorções salariais, desvios de funções e possibilidade de uma ascensão profissional dentro da carreira.
A Prefeitura de Porciúncula tem 700 funcionários efetivos, distribuídos 42 funções, o que torna a elaboração do plano de carreira um processo lento e que deverá ser bastante discutido entre os funcionários.
A próxima reunião deverá ter a presença de um técnico especializado para prestar todo tipo de esclarecimento aos representantes. Estes farão reuniões setoriais, nas quais os funcionários serão ouvidos em relação a cada categoria.
– A minha intenção é de que se discuta bastante o assunto, para não gerar dúvidas; para que cada funcionário conheça seus direitos dentro da proposta, com o objetivo de elaborar uma plano de carreira democrático, de formar a valorizar o funcionário em sua função – destacou Carlos Sérgio.
O representante da Secretaria de Administração, Edimílson José Campos, está estudando o assunto e esclarece que o plano de carreira é um meio de fazer justiça com todos os funcionários: “Vamos organizar a estrutura administrativa, possibilitando o crescimento profissional do servidor, estimulando-o a se melhorar e, conseqüentemente, a crescer dentro da administração”.
O prefeito lembra que, em seus 15 anos como servidor público municipal, sempre ouviu dizer que era impossível um plano de carreira em Porciúncula. No entanto, ele está disposto a ir adiante no processo: “Porque eu acredito que é possível. Sei que não é fácil, dá trabalho, é difícil. Mas não é impossível. Mãos à obra!”, concluiu Carlos Sérgio.
Por Rosimere Ferreira

Pescadores de Porciúncula agora têm licença ambiental e direitos garantidos




Os pescadores municipais têm, a partir do dia 30 de outubro de 2007, direito de trabalhar legalmente e aos benefícios profissionais concedidos pelo Governo Federal, como aposentadoria, seguro-desemprego e acesso a créditos subsidiários.
Uma solenidade na Secretaria Municipal de Agricultura reuniu os pescadores artesanais do município e membros da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para cadastrar os pescadores. O objetivo é documentá-los com registro geral da pesca artesanal, parte da Campanha Nacional de Valorização e Recadastramento do Pescador Profissional. Essa Campanha é uma parceria dos governos federal, estadual e municipal.
Ricardo Barbosa Alves, técnico da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, criada em 2003, acredita que esta seja mais uma vitória do povo brasileiro, ao resgatar uma dívida com os pescadores e com o meio ambiente: “A nossa missão é o desenvolvimento sustentável no ponto de vista econômico, social e ambiental, ao oferecer oportunidade de trabalho e preservação das espécies e do alimento”.
O técnico falou aos pescadores sobre os direitos que o registro traz, como o direito de trabalho frente à FEEMA e ao IBAMA, órgãos de preservação ambiental.
Os pescadores gostaram da idéia. Expedito Blazzio, 40 anos, pescador de dia e vigia à noite, é um dos beneficiados com o registro: “Isso é muito bom, porque a gente tinha que pescar escondido, sem autorização para ganhar um dinheiro. Agora vamos poder passar com o material de pesca na rua. Temos regras, mas também temos garantias e liberdade de pesca em todo o território nacional”.
As regras que o pescador registrado tem a seguir são em benefício de sua própria atividade e do meio ambiente, como a proibição da pesca no período da piracema (época em que os cardumes migram para as nascentes do rio para a desova) e o uso de material apropriado para cada tipo de pesca.
A presidente da Colônia de Pescadores de Itaperuna Z 20, Virgimar Magalhães, à qual Porciúncula pertence, é uma entusiasta do programa. Ela diz que a carteira, além de valorizar o pescador, permite uma união em prol de maiores benefícios para a classe, como palestras de conscientização, assistência e orientação, e ainda a participação nas ações governamentais. Uma delas já está prevista dentro do plano plurianual do governo federal, que é a construção de um entreposto de pesca na região, com câmara frigorífica, centro de beneficiamento e caminhões, no período de 2008 a 2011.
Para fazer parte do programa e gozar dos direitos, o pescador precisa provar que exerce a profissão e faz da pesca a sua principal atividade, sem outro vínculo empregatício. Assim, o pescador terá direito à aposentadoria especial e, após um ano de registro, irá receber um salário-mínimo por mês nos meses de piracema, que vai de 01 de novembro a 28 de fevereiro.
Dezenove pescadores porciunculenses, que fazem da pesca sua profissão, já têm seus direitos garantidos. Vão poder trabalhar legalmente, preservando a natureza, e livres para negociarem os saborosos e saudáveis cascudos, traíras, piaus, carpas, carás, piabinhas e dourados, peixes encontrados em abundância no rio Carangola.
Aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da reunião e do registro, podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente para maiores informações sobre o cadastramento.
Rosimere Ferreira
ASCOM – PMP

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Menos de um terço dos municípios priorizou a contratação de professores em 2006

A sexta edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic 2006 - investigou junto a 5.564 prefeituras, pela primeira vez, o tema Educação, em razão da crescente responsabilidade dos municípios, especificamente na gestão da educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. A pesquisa revelou que menos de um terço dos municípios informou que contratar professores estava entre as cincos principais medidas na área de educação adotadas pela atual gestão. Menos da metade dos municípios possuía sistema próprio de ensino, com autonomia em relação aos estados. Os municípios do Sudeste foram responsáveis por 44,5% dos gastos com educação. Norte e Nordeste eram os mais dependentes das receitas de transferências do Fundef e FNDE. A pesquisa revelou, ainda, que 52,9% dos municípios informaram possuir, em 2006, planos ou políticas de inclusão digital, como a criação de telecentros que, além do acesso à Internet, ofereciam cursos de informática.
A Munic mostrou, também, que nos últimos anos, as funções das guardas municipais, criadas inicialmente para proteger instalações municipais, têm sido estendidas para segurança pública, como atendimento de ocorrências policiais e o controle de ambulantes. Quase metade dos municípios concedeu benefícios fiscais ou não-fiscais com o objetivo de gerar emprego e renda. Entre 2004 e 2006, a participação de pessoas sem vínculo empregatício nas prefeituras (prestadores de serviços) cresceu de 9,4% para 19,2%. Também subiu de 7,9% para 8,8% o percentual de comissionados.
A importância do IPTU como fonte de receitas dos municípios brasileiros foi confirmada pela Munic. A pesquisa revelou que o imposto existe em 93,4% dos municípios (5.196). Nos 313 municípios que possuem de 50.001 a 100.000 habitantes, o percentual ele va-se para 99,0%, atingindo 100,0%, nos 267 municípios com mais de 100.000 habitantes, ou seja, todos cobram IPTU. Grande parte dos municípios (83,1%) possui cadastros informatizados de IPTU e 67,9% possuem cadastros informatizados de ISS.
A taxa mais cobrada pelos municípios é a de iluminação pública, presente em 3.983, seguida pela taxa de poder de polícia, presente em 3.077 municípios, pela coleta de lixo (2.753) e limpeza (2.380). A taxa de incêndio era cobrada em apenas 4% ou 204 municípios brasileiros. A cobrança da taxa de iluminação pública passou de 49% dos municípios, em 2002, para 70% dos municípios, em razão de ter sido transformada em Norma da Constituição Federal, por meio da emenda constitucional nº 39, de 19 de dezembro de 2002. A pesquisa também revela que 1,8% dos municípios cobra cinco taxas e apenas 6,3% dos municípios não cobram nenhuma taxa. Quase metade dos municípios (49,4%) cobra até duas taxas.
Fonte: IBGE

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Campo do Caeté Futebol Clube ganha vestiário





Um evento marcado com torneio relâmpago de futebol nas categorias Veteranos e Titulares foi inaugurado no campo do Caeté Futebol Clube, na comunidade do Caeté, dia 21 de outubro, o vestiário com 34m² de obras. O vestiário é composto de duas unidades para os atletas com chuveiro e sanitários, além de banheiro público e um bar. A obra foi iniciada na administração de Antônio Jogaib e concluída no governo Carlos Sérgio.
No período da manhã, cinco times veteranos disputaram o troféu: Associação Atlética Quarentões, Associação Atlética Cinqüentões, Veteranos do Jadir, Veteranos do Caeté e Veteranos do Bairro Santo Antônio. Na categoria titulares, participaram os times do Caeté Futebol Clube, Córregos Perreira, Juventude de Tombos e Banco.
A Diretoria do Caeté F.C. entregou uma medalha de honra ao mérito por serviços prestados, gratuitamente, aos amigos Waltair, Nelito do Caeté, Jorge Gregório e Maquinha. Também foi homenageado Ludugério Ferreira da Silva com uma placa descerrada pelo Presidente da Associação do Caeté Sebastião e o Presidente do Clube Nelito do Caeté.
O Diretor Geral de Esporte do Caeté, Alberto Fraga agradaceu a colaboração recebida. Em seu discurso, pediu que os administradores da cidade olhassem para o esporte na zona rural, lembrando que, o esporte tira os jovens da ociosidade e de drogas.
Várias personalidades do Município estiveram presentes ao evento: O Dr. Antônio Jogaib, ex-Prefeito, parabenizou a comunidade, dizendo estar feliz com esta obra que iniciara em seu governo. Eloy Gregório, então Secretário Municipal de Trabalho falou da luta dos companheiros pela realização desta obra e agradeceu, em nome de Ludugério todo apoio recebido. O Prefeito, Dr. Carlos Sérgio, bem à vontade e depois de uma pedalada até o Caeté, confirmou seu apoio à comunidade e reafirmou a obrigação de todos os poderes apoiarem o esporte. Na oportunidade, presenteou o Caeté F.C. com uma bola de futebol, jogo de camisas e rede para as traves do gol, e ainda prometeu fazer uma cobertura ao lado do bar.
Durante todo o dia foi oferecido aos presentes um grande churrasco.A Diretoria do Caeté Futebol Clube: Presidente Sebastião Manuel de Oliveira, Vice José Ferreira (Tita Forte) e Diretor Geral de Esporte Alberto Fraga.

sábado, 20 de outubro de 2007

SKILL realizou primeira Noite do Pijama


A escola SKILL Inglês - Espanhol de Porciúncula realizou neste último dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, a primeira Noite do Pijama com alunos de 5 a 12 anos.
Uma iniciativa idealizada pela equipe SKILL e aprovada pelos pais dos alunos. a Noite do Pijama ofereceu muita diversão, palhaços, brincadeiras e cine SKILL (cineminha). Tudo voltado com o objetivo de interagir e socializar as crianças. O interessante é que a SKILL abriu espaço para cada aluno levar um amiguinho.
Às 19 horas do dia 11 as crianças começaram a chegar e retornaram a seus lara no dia seguinte após um saboroso café da manhã.
A família preocupou-se com todos os detalhes para proporcionar alegria, conforto e segurança aos seus importantes hóspedes. Entre uma e outra brincadeira foram servidos cachorro quente, refrigerante, pipoca e algodão doce.
Quando o sono chegou já estavam preparados os dormitórios: dois ambientes só para meninas e mais dois só para meninos. As crianças dormiram acompanhadas por responsáveis da SKILL.
Foi uma experiência gratificante como relata a diretora Conceição Menezes e que promete acontecer outras vezes. Vale ressaltar, o carinho que as crianças receberam no momento em que chegaram à escola e principalmente a confiança dos pais em deixar seus filhos aos cuidados da família SKILL, que atendeu todas as expectativas desse evento, tanto para os pais quanto para as crianças.

Porciúncula terá Policlínica de Especialidades

Até o final de outubro, o Prefeito Carlos Sérgio, juntamente com o Secretário de Saúde Saulo Calzolari estarão seguindo para Brasília em busca de novos investimentos para a saúde de Porciúncula.
Segundo o Secretário Saulo, entre as prioridades, está a reforma e ampliação do Posto de Saúde.
“Construída na década de 70, a referida unidade nunca sofreu nenhum tipo de reforma. Com o projeto, a unidade será revitalizada e ampliada em mais de 100m² de área construída, passando então a funcionar, num segundo momento, como Policlínica de Especialidades. Está previsto a construção de vários consultórios: oftalmologia, para realização de eletrocardiograma, para a realização de eletroencefalograma, ultranonografia, Raios-X, laboratório, além de abrigar a central de marcação de consultas e exames.
Esperamos que este projeto acabe com a maior parte de exames que hoje é realizado fora, e passem a ser realizados em Porciúncula, além de oferecer este serviço a outros municípios.”De acordo com o Secretário, a obra está prevista para iniciar até dezembro deste ano, e sua conclusão para março de 2008. Após a conclusão da obra, o Ministério da Saúde estará liberando recursos para aquisição de equipamentos. A Policlínica poderá estar em pleno funcionamento a partir de setembro de 2008.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Comentário do Missionário Fabio, ao artigo de Zé Paulo, sobre a crítica ao projeto de Lei que limita o horário para venda de bebidas alcoólicas em Por

Miss.Fabio: Primeiramente, gostaria de expressar minha convicção sobre a liberdade de expressão, garantida por lei, sendo uma conquista da democracia. Por isso, respeito e considero opiniões diferentes da minhas, e, assim, quero comentar a opinião veiculada no giro on line, de autoria de Zé Paulo, postada no dia 12 de outubro de 2007.

Zé Paulo: FECHAR COMÉRCIO ÀS 23H, NÃO!
Zé Paulo: Senhores(as), leitores deste conceituado jornal. venho expor minha indignação e protesto contra a idéia iniciada pelos pastores mencionados nesse jornal de fechar os bares ás 23:00hs. É simplesmente um absurdo o que estão querendo fazer com os comerciantes de Porciúncula.

Miss. Fabio: Os pastores mencionados são Fabio Garcia Sanches e Ricardo Fróes de Cnop. Em primeiro lugar, o equívoco do colunista já começa no título do artigo. O projeto de Lei que foi colocado em discussão com toda sociedade, não prevê o fechamento do comércio às 23 horas, mas a proibição da venda de bebidas alcoólicas, a partir deste horário.
Como queremos apresentar um projeto de lei que conte com a participação e apoio da comunidade, recebemos a sugestão de pessoas que, em vez de criticar sem conhecimento de causa, se apresentaram para dar sua contribuição, e assim, entendemos que este horário de 23 horas poderia ser prorrogado para as 24 horas, conforme sugerido, o que estamos estudando, devendo ser acatado.
Sobre o “absurdo que estamos fazendo com os comerciantes de Porciúncula”, o colunista mostra falta de sensibilidade ao detectar o alvo do nosso projeto de lei. Jamais queremos prejudicar os comerciantes que honestamente trabalham para sustentar suas famílias, dando empregos a outros chefes de famílias também. O nosso alvo é proteger os adolescentes e jovens dos perigos relacionados ao álcool e outras drogas, bem como da violência que está diretamente ligada à ingestão desta droga.

Zé Paulo: A cidade já não tem cinema, esporte e outros entretenimentos para a sociedade porciunculense fazer seu lazer; o que resta é ficar na praça batendo papo com amigos, tomando um drinque ou fazendo um lanche.

Miss.Fabio:Também concordo que a vida cultural da cidade é pobre, mas não seria hora de rompermos com esta mesmice e cobrarmos das autoridades alternativas inteligentes, tais como, teatro, esporte, festivais de música e outros. O potencial criativo da nossa gente é muito grande, mas a acomodação e esta idéia errônea que só podemos nos divertir se estivermos ingerindo bebidas alcoólicas, devem ser repensadas.

Zé Paulo: Além do mais, fazer com que o Exmo Senhor Dr. Marco Anônio Novaes de Abreu, juiz da comarca da cidade, páre suas atividades, para ir ao encontro destes 02 senhores, que ao meu ver, estão desocupados, é simplesmente atrapalhar o poder judiciário da cidade, que está cheio de processos.Parar as atividades do delegado titular da 139ª Dr. Uiliam, que tem inquéritos policias a esclarecer, foi totalmente inoportuno, por parte destes senhores pastores.

Miss.Fabio: Que o Dr. Marco e o Dr. Uíliam são pessoas ocupadas, todos nós sabemos, mas não creio que o senhor seja a pessoa indicada para determinar as prioridades e a agenda destas competentes autoridades. Eles foram convidados e foram os primeiros a chegar e os últimos a saírem da reunião, pois, ninguém mais do que eles, podem atestar a importância deste projeto de lei. É bom lembrar que a reunião ocorreu no período da noite, fora do horário de expediente de ambos.
Certamente o Dr. Marco e o Dr. Uíliam são muito ocupados, mas se o senhor se der ao trabalho de perguntá-los qual o elemento presente na maioria dos inquéritos policiais que se transformam em processos, que, inclusive, os deixam mais ocupados ainda, poderá verificar que o álcool é o grande vilão, o grande causador de problemas nas famílias e em toda comunidade.

Zé Paulo: Resta somente uma solução: se continuarem este ato com os comerciantes, solicitarei ao ministério público uma audiência, com os citados (comerciantes e sociedade),

Miss.Fabio: Sugiro que faça isso imediatamente e que leve o maior número possível de comerciantes, para ouvirem do Dr. Waldemiro, Promotor de Justiça, que a maioria dos alvarás concedidos para os donos de bares, permite o funcionamento até as 22 horas. Sabendo disso, os donos de bares olharão para o nosso projeto de lei com outros olhos, sabendo que não representa ameaça pra ninguém, mas que, pelo contrário, lhes permitirá duas horas a mais de funcionamento.

Zé Paulo: e convocarei a câmara dos vereadores para dar seu parecer, já que até o momento não se pronunciaram. Vale salientar que não podemos generalizar, nem associar os pastores às Igrejas Evangélicas que sempre fizeram e fazem um trabalho digno na cidade.A população precisa despertar para a omissão dos políticos da cidade, que estão de braços cruzados sem se posicionarem a respeito do assunto. Será que se fosse ano eleitoral, esses políticos estariam agindo? Se fossem nas eleições eles estariam pedindo seu voto?. Acordem vereadores! Vamos ajudar os comerciantes.

Miss.Fabio: Não entendo por quê pressionar a câmara dos vereadores. Ninguém pode impedir cidadãos de expressarem seus pontos de vista, de se reunirem para discutir os melhores caminhos para a sociedade. Os vereadores estão democraticamente acompanhando este movimento popular, mas na hora que o projeto de lei chegar até eles, os debates começarão, e eles saberão decidir o que será melhor para a sociedade.

Zé Paulo: Porque estes ditos pastores não se preocupam com a entradas das drogas na cidade, que traz uma desgraça aos pais dos jovens que se perdem neste mundo,

Miss.Fabio: Estes “ditos pastores” se preocupam e muito com a entrada de drogas na cidade, por isso estamos lutando contra uma droga chamada álcool, droga lícita, mas que não deixa de ser droga, segundo a Organização Mundial de Saúde. É lamentável que o colunista desconheça o assunto que procura comentar.
Outra informação, é que o álcool é a primeira droga utilizada pelos adolescentes e jovens, e que, normalmente, quando utilizam pela primeira vez as drogas ilícitas, estão sob a influência desta droga que com tanta veemência você procura defender, o álcool.

Zé Paulo: ou então se preocupem com a falta de um sistema de saúde adequado para sociedade, ou a falta de emprego, que gera miséria e obriga os moradores a partirem da cidade em busca de melhores chances. Acorda população, esse tipo de proibição somente gera prejuízo.

Miss.Fabio:Muito do dinheiro que poderia ser usado no sistema de saúde, no tratamento de doenças que afligem a população, é gasto com as desgraças provocadas pelo alcoolismo. Em nossa última reunião, o Pr. Ricardo trouxe uma informação que quase 8% do PIB brasileiro é gasto com problemas decorrentes do uso do álcool.
Sobre a miséria, com a qual você está tão preocupado, quero lhe convidar a visitar muitos lares carentes em nosso município, onde o chefe de família é alcoólatra, que gasta o seu dinheiro com bebidas, em vez de comprar o alimento para a família. Quero lhe convidar a ouvir histórias de violência familiar, abuso sexual, e a violência contra a dignidade das pessoas, impondo à família uma miséria que vai além da falta do pão e do leite.
Convido, também, a população para acordar e perceber o verdadeiro prejuízo que nossa sociedade tem contabilizado por ser tão omissa e complacente com esta droga chamada álcool, que tem destruído tantas vidas.
O próprio Governo Federal, através do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, editou uma medida provisória que proíbe a venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais. O governo do Estado do Rio de Janeiro elogiou a ação do Governo Federal e disse que vai seguir o mesmo caminho, proibindo a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias estaduais. Certamente os críticos de plantão estarão atacando, também, esta medida, alegando os possíveis prejuízos, mas, certamente, o benefício será muito maior, pois vidas estarão sendo salvas.

Zé Paulo:Meu objetivo é garantir que os comerciantes da cidade possam continuar trabalhando para honrar sua contas, e dar aos moradores a oportunidade de lazer. Lógico que também serei contra qualquer estabelecimento, que estiver trazendo transtorno a população local, após ás 23:00hs. Caso contrário que permaneçam trabalhando.Um forte abraço aos porciunculenses.

Miss.Fabio: Nesse ponto, estamos de acordo. A possibilidade de flexibilização do horário nos dias de festas, certamente não trará prejuízo aos comerciantes, pois, a partir deste horário, a maioria já não funciona.
Para terminar, gostaria de dizer que os pastores, a quem você chamou de desocupados, estão à sua disposição para qualquer esclarecimento quanto ao referido projeto de lei. Convidamos, também, para inteirar-se melhor acerca deste assunto, participando das reuniões, e, aproveitando para conhecer-nos um pouco, pois assim, verá que nossa iniciativa não é fruto da falta do que fazer, mas é motivada pelo amor às pessoas que Deus tanto ama, pelas quais Jesus Cristo morreu.
Estamos cientes de que, se este projeto de lei for aprovado, não resolverá todos os problemas relacionados às drogas, mas temos dados estatísticos que comprovam a diminuição da violência nas cidades que aprovaram leis semelhantes.

Fabio Garcia Sanches.

“O que me assusta não é o grito dos maus, mas o silencio dos bons.” Martin Luther King.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

FECHAR COMÉRCIO ÀS 23H, NÃO !


Senhores(as), leitores deste conceituado jornal. venho expor minha indignação e protesto contra a idéia iniciada pelos pastores mencionandos nesse jornal de fechar os bares ás 23:00hs. É simplesmente um absurdo o que estão querendo fazer com os comerciantes de Porciúncula. A cidade já não tem cinema, esporte e outros entretenimentos para a sociedade porciunculense fazer seu lazer; o que resta é ficar na praça batendo papo com amigos, tomando um drinque ou fazendo um lanche. Além do mais, fazer com que o Exmo Senhor Dr. Marco Anônio Novaes de Abreu, juiz da comarca da cidade, páre suas atividades, para ir ao encontro destes 02 senhores, que ao meu ver, estão desocupados, é simplesmente atrapalhar o poder judiciário da cidade, que está cheio de processos.
Parar as atividades do delegado titular da 139ª Dr. Uiliam, que tem inquéritos policias a esclarecer, foi totalmente inoportuno, por parte destes senhores pastores. Resta somente uma solução: se continuarem este ato com os comerciantes, solicitarei ao ministério público uma audiência, com os citados (comerciantes e sociedade), e convocarei a câmara dos vereadores para dar seu parecer, já que até o momento não se pronunciaram. Vale salientar que não podemos generalizar, nem associar os pastores às Igrejas Evangélicas que sempre fizeram e fazem um trabalho digno na cidade.
A população precisa despertar para a omissão dos políticos da cidade, que estão de braços cruzados sem se posicionarem a respeito do assunto. Será que se fosse ano eleitoral, esses políticos estariam agindo? Se fossem nas eleições eles estariam pedindo seu voto?. Acordem vereadores! Vamos ajudar os comerciantes. Porque estes ditos pastores não se preocupam com a entradas das drogas na cidade, que traz uma desgraça aos pais dos jovens que se perdem neste mundo, ou então se preocupem com a falta de um sistema de saúde adequado para sociedade, ou a falta de emprego, que gera miséria e obriga os moradores a partirem da cidade em busca de melhores chances. Acorda população, esse tipo de proibição somente gera prejuízo.
Meu objetivo é garantir que os comerciantes da cidade possam continuar trabalhando para honrar sua contas, e dar aos moradores a oportunidade de lazer. Lógico que também serei contra qualquer estabelecimento, que estiver trazendo transtorno a população local, após ás 23:00hs. Caso contrário que permaneçam trabalhando.
Um forte abraço aos porciunculenses.
Fale com o Zé Paulo, crítica, elogio ou sugestão. (zepaulo1@uol.com.br)
ESSE ARTIGO É DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR, NÃO EXPRESSANDO A OPINIÃO DO JORNAL.

domingo, 7 de outubro de 2007

Descoberta fraude na enquete do Blog MCout

NA PELEJA - ON LINE
Vinícius Berto*

Um atrativo a mais na política de Porciúncula com informações sobre os bastidores deste mundo que divide, com o futebol, a preferência dos bate-papos entre amigos. Mais que isso, o Blog Político MCout veio dar um tempero ao corre-corre eleitoral. Porém o Blog já nasce com uma polêmica: lançar uma enquete na internet sobre a preferência eleitoral para a sucessão municipal. Há fortes indícios de que a enquete sugerida pelo Blog pode conter fraude (não que o administrador do Blog esteja envolvido, muito pelo contrário, alguém pode estar fraudando o resultado).
Numa enquete eleitoral, pressuponho que cada internauta deve dar apenas um voto. Segundo um técnico de informática ouvido, que preferiu não se identificar, numa enquete de blog, cada voto é computado levando em conta o número de registro do computador quando se conecta à rede, chamado de IP (Protocolo de Internet), “caso o internauta consiga mudar o IP de sua máquina várias vezes, com certeza, consegue também votar quantas vezes quiser”, disse ele.
Ainda de acordo com o técnico de informática, há um agravante que pode ser fundamental para a certeza da fraude. As operadoras de telefonia móvel lançaram no mercado a internet em banda larga. O serviço é móvel, ou seja, para aonde o internauta for, independente do computador, ele se conectará a internet. Isso significa que, na internet pelo celular, a cada conexão feita pelo usuário um novo IP é criado, já que como se trata de uma internet móvel, o usuário não fica limitado a apenas um computador. Diferente da internet via rádio (muito utilizada em Porciúncula), por exemplo, em que o administrador da internet precisa saber o IP do cliente para liberar o acesso, que se restringe àquela máquina.
Convidei o mesmo técnico para acompanhar a votação no Blog MCout. Até a sexta-feira(05/10), por volta das 18 h, o resultado computado apresentava: 40 votos para o candidato sugerido Carlos Sérgio (candidato 1); contra 81 votos para o candidato sugerido Antônio Jogaib (candidato 2) (aliás foi notado que desde o início da votação o candidato 2 se manteve na frente).
Sabendo da possibilidade da fraude sugeri que o técnico de informática fizesse as alterações necessárias para que pudesse votar várias vezes. E para minha surpresa eis que a investida deu certo. Com a presença de duas testemunhas, empatei propositalmente a disputa. Por volta das 20h, ainda de sexta-feira, percebi que alguém, com o mesmo recurso, começou a votar no candidato 2, e aí, pasmem, começamos uma disputa voto a voto. Em determinado momento o candidato 1 estava na frente, em outro o 2. Como minha intenção era apenas descobrir, provar e apontar publicamente a possibilidade da fraude, resolvi parar e deixar que o internauta misterioso continuasse a votação para o candidato 2.
Fica o alerta para ninguém se sentir influenciado por essas enquetes presentes na internet. Essas pesquisas podem influenciar, erroneamente e injustamente, tanto os eleitores do candidato 1, quanto do candidato 2.
Para as pessoas impressionadas com o número de votos, está aí a explicação para a quantidade de visitas ao Blog e a grande participação na enquete. Para quem detectou a fraude, se trata de uma piada o que eu ouvi nas ruas. Afirmaram que correligionários dos candidatos estavam ligando, desesperadamente, para porciunculenses espalhados pelo Brasil pedindo que votassem na enquete. Isso não passa de uma justificativa covarde para encobrir toda a verdade. Sugiro que o administrador do Blog retire, imediatamente, a enquete do ar, por se tratar de uma farsa (repito, não do administrador).
Tudo o que escrevi assumo e afirmo, através de provas. Não quero denegrir a imagem do administrador do blog e muito menos diminuir sua credibilidade. Penso que o Blog MCout é um espaço muito inteligente e dinâmico, e que chegou para dar um "molho" interessante à política porciunculense.

* Jornalista e pós-graduado em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.


Na sexta-feira o resultado estava equilibrado


Hoje, pela manhã, a diferença sem justificativa

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Leia em O Giro desta quinzena

Porciúncula se torna campeã de recursos da União

Secretaria de Saúde inicia entrega da Caderneta de Saúde do Idoso

Coral e Orquestra Nossa Senhora Aparecida completa 1 ano

Porciúncula busca recursos em Brasília

Centro de Convivência Vidas comemora a Semana do Idoso

EDITORIAL: O Fantasma da Maioridade

GIRANDO: Semana do Idoso no Lar dos Velhos

NA PELEJA: Reta final de filiações partidárias

Girando

Semana do Idoso no Lar dos Velhos

Respeito, paz, amor e compreensão foram palavras ditas na abertura da semana do Idoso, no Lar dos Velhos em Porciúncula, dia 23/09. Pela manhã houve passeata tendo como batedores o Urubu's Motoclub e a Fanfarra. Presentes ao evento de abertura: Prefeito Carlos Sérgio, Drª Mirela Moraes, Lions Club, Urubu's Motoclub.

No segundo trimestre, captação de leite na indústria caiu 11,1%
No segundo trimestre de 2007, a captação de leite pelas indústrias caiu 11,1% frente ao primeiro trimestre . Ainda assim , o volume de leite foi 2,3% superior ao obtido no mesmo período de 2006. O abate de bovinos também cresceu (1,1%) em relação ao ano anterior . Já o abate de suínos e de aves cresceu 1,6% comparado ao primeiro trimestre de 2007, assim como a produção de ovos (1,8%).

Treinamento sobre abordagem sindrômica
Dias 15 e 16 de outubro, através da Secretaria de Saúde de Porciúncula, enfermeiros atuantes no município estarão no Hospital Universitário São Francisco, no Rio de Janeiro para treinamento sobre Abordagem Sindrômica, com o objetivo de reciclar, orientar e tratar a população sobre DST/AIDS.

Horário de verão 2007 começará em 14 de outubro
O horário de verão começará a zero hora do dia 14 de outubro. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País os relógios derão ser adiantados em uma hora. A mudança valerá até meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2008. O calendário foi divulgado no dia 20 de setembro pelo Ministério de Minas e Energia. Assim como no ano passado, o horário de verão não vai acontecer nas regiões Norte e Nordeste do País.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que, com a mudança do horário de verão deste ano haverá uma redução do consumo de energia durante o horário de pico (aproximadamente entre 19h e 22h) de 4% a 5%, o que equivale a uma economia de aproximadamente 2 mil megawatts. Somente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a redução no horário de maior consumo deverá ser de aproximadamente 1.745 megawatts, o equivalente a duas vezes o consumo do horário de pico em Brasília.

Integração

A equipe do CIAME tem participado de vários eventos com o principal objetivo de integração das crianças portadoras de deficiência ao meio. O ultimo, foi na Escola Mz Orlinda Veiga, quando apresentaram uma dança conjunta com outras crianças.

Na Peleja - Vinícius Berto*


"Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens." (Albert Einstein)

Aconteceu na Câmara II
Na última edição abordei o episódio IDETEC e, olha, deu o que falar... O Vereador Teto, que discursou sobre o tema na reunião do dia 10 de setembro, defendeu os bolsistas do IDETEC. Acontece que o presidente da Câmara, na mesma fala, defende também os funcionários de carreira. Pois é, com tudo isso estava armado o circo para os boatos: “o presidente só defende os bolsistas”. A pedido do próprio Teto resolvi reproduzir o trecho que desfaz um possível mal entendido.
“Acho que em primeiro lugar devem ser favorecidos, privilegiados e valorizados os funcionários de carreira da Prefeitura, estes sim devem ter melhorias salariais. Não estou fazendo parâmetro aqui, mas acho que a justiça tem que ser para quem segue carreira, para quem vai contar com isto na aposentadoria. Os funcionários da Prefeitura merecem sim ser valorizados”, disse Teto na reunião do dia 10.
Vê-se que em política, amigo leitor, é um olho no peixe e outro no gato.

Reta final

Entramos na reta final para as filiações, e no meio político de Porciúncula não se fala em outra coisa. Está em jogo o próximo pleito que começa a ser desenhado. De um lado a situação de outro a oposição. Opostos brigando para atraírem o maior número de aliados. O mapa político começa a ser definido, mas que ninguém duvide que surpreendentes e importantes mudanças possam ainda acontecer.

Enfim o TAC

As pedreiras de Porciúncula que aguardavam a liberação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) já estão funcionando. Os empresários comemoram essa conquista iniciada com o esforço da Prefeitura de Porciúncula, que reuniu os empresários interessados, convidou os órgãos competentes (DNPM, DRM e FEEMA) e mostrou a necessidade da legalização. A iniciativa beneficiou principalmente os trabalhadores do setor. Cerca de 500 famílias, dependentes direta ou indiretamente da extração mineral, voltaram a ter essa importante fonte de renda no município.

Cultura nota 10
Porciúncula está novamente na disputa do prêmio Cultura Nota 10. O artista plástico Ricardi de Paula, que levou o prêmio no ano de 2005 com o Mocart - Movimento Cultural Artístico Raízes da Terra, concorre agora com o projeto “Cores da Cultura”. Segundo Ricardi o projeto deste ano foi criado com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, patrimônio e cultura do nosso município, valorizando nossas riquezas, resgatando nossas identidades e mantendo nossas características. Está circulando na internet um vídeo sobre o projeto vitorioso de 2005. Basta acessar (www.culturanota10.com.br/2005_mocart.htm).

Por falar em Cultura
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que 40% dos 5.562 municípios brasileiros não têm projetos de cultura entre suas políticas públicas. Os dados são do período de 2005 e 2006, foram reunidos em parceria com o Ministério da Cultura e divulgados dia 17 de setembro. Isso tranqüiliza e ao mesmo tempo torna gratificante saber que Porciúncula não fica para trás nessa área. A cidade preserva, resgata e apóia manifestações culturais que, acima de tudo, representam a tradição de nossa gente.

Debate com bom senso
Um debate acabou de surgir em Porciúncula: a proposta para que o município tenha uma lei que estipule o horário de funcionamento dos bares e similares. Penso que a discussão deve se ampliar e as partes envolvidas colocarem as questões com bom senso. Não compete à imprensa emitir comentários sobre o assunto e sim mostrar os dois lados. As pessoas que ouvirem falar sobre o tema não devem tirar conclusões precipitadas e sim se inteirar. Acho também que não devemos, por conta do debate, criar um clima de mal-estar na cidade. Enfim a democracia é isso: expor as idéias com responsabilidade e equilíbrio.
*Jornalista e Pós-graduado em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.
E-mails para esta coluna: viniciusberto2008@gmail.com

EDITORIAL: O Fantasma da Maioridade




Centro de Convivência Vidas comemora a Semana do Idoso

Apresentação do Festival de Música

Os jurados aplaudiram as interpretações


Paz, respeito, amor e compreensão foram os temas abordados durante a semana do idoso realizado pelo CLUMI. A comemoração do Dia do Idoso aconteceu entre os dias 24 a 28 de setembro. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Ação Comunitária que preparou uma programação especial para comemorar esta data.
A abertura da comemoração do Dia do Idoso contou com a presença marcante do Prefeito Carlos Sérgio que sempre leva uma palavra de conforto e entusiasmo, o Edinho, Secretário de Promoção Social, a primeira dama senhora Ivana e secretários e assessores.
No CLUMI e na sede do Lions e Rotary, aconteceram vários eventos: palestras, o primeiro festival de música do idoso, o primeiro campeonato de baralho e dominó. O encerramento foi feito com chave de ouro. Um jantar dançante e entrega de troféus para os participantes das brincadeiras.
De acordo com o Secretário de Promoção Social Edinho, a Prefeitura desenvolve vários programas para formar idosos ativos, na promoção de vários eventos durante o ano.

Porciúncula busca recursos em Brasília



Prefeito se reune com Ministra do Turismo e outros Políticos



O prefeito Carlos Sérgio esteve em Brasília no final de agosto, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Saulo Calzolari, em busca de verbas e investimentos para Porciúncula e demais municípios da região noroeste fluminense.
Turismo - Na Sala de Comissões da Câmara de Deputados, em reunião com a Ministra do Turismo, Martha Suplicy, prefeitos e deputados da bancada do Estado do Rio discutiram investimentos programados para o turismo no orçamento de 2008. Os recursos, segundo a Ministra informou, estavam previstos para as regiões mais badaladas em turismo, como Região dos Lagos, Teresópolis, Friburgo, Petrópolis, Paraty, Itatiaia, entre outros. O prefeito Carlos Sérgio solicitou, então, a inclusão dos municípios do noroeste. Citando Porciúncula, o prefeito falou da necessidade de recursos para os municípios mais carentes e localizados fora dos circuitos mais conhecidos, e, no entanto com atrativos turísticos, como o circuito Vale do Cristal, o Vôo Livre e os esportes radicais, entre outros atrativos do noroeste fluminense.
A ministra Martha, entendendo a colocação do prefeito Carlos Sérgio prometeu nova reunião com a bancada dos Deputados do Estado do Rio para direcionar recursos para o Noroeste das Águas, roteiro turístico no qual Porciúncula está inserida.
Trabalho para jovens - Junto ao Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o prefeito Carlos Sérgio solicitou a viabilização do Projeto Primeiro Emprego, que visa beneficiar, em Porciúncula, 100 pessoas de 17 a 26 anos.
Plano de Aceleração de Crescimento - O prefeito se reuniu ainda com o presidente da FUNASA, Danilo Forte, para discutir investimentos do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) em saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos (lixo). Carlos Sérgio apresentou três projetos que beneficiarão Porciúncula e Santa Clara, na ordem de R$3,7 milhões (três milhões e setecentos mil reais). A previsão é de investimentos do PAC para o município a partir de 2008.


Rosimere Ferreira - Ascom-PMP


Coral e Orquestra Nossa Senhora Aparecida completa 1 ano


No dia 23 de setembro o Coral e Orquestra Nossa Senhora Aparecida completou o seu primeiro aniversário. Um dia festejado pelos jovens músico e fiéis: primeiro a missa dedicada ao Coral celebrada pelo Padre Alfredo Gualandi. Depois, um almoço no Colégio São José e apresentação do grupo.


O Coral e Orquestra são compostos por alunos de Porciúncula, Purilândia, Itaperuna e Campos. O grupo, sob regência do Professor e Maestro Rogério Feijoli, de Bom Jesus do Itabapoana, é formado de 112 jovens que estarão se apresentando em outubro na cidade de Campos. Vale ressaltar que esta apresentação será um número inédito de jovens músicos na região.


Durante a apresentação, no Colégio São José, os aluinos fizeram uma homenagem carinhosa ao Maestro Rogério que também completara mais um ano de vida. Foi lindo quando o Maestro se preparava para uma apresentação com o coral, concentrado na música, quando deu o sinal, os jovens entraram com o “parabéns pra você”.

Secretaria de Saúde inicia entrega da Caderneta de Saúde do Idoso



A Secretaria de Saúde de Porciúncula lançou na manhã de hoje (28/09) a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um documento com informações sobre medicamentos, vacinas, consultas médicas, tratamentos realizados e outras que permitem o controle e o acompanhamento do estado de saúde do idoso.
A solenidade de lançamento foi realizada no pátio coberto da prefeitura com a presença do prefeito Carlos Sérgio e do secretário de saúde Saulo Calzolari que entregaram as primeiras cadernetas aos idosos de Porciúncula. O evento começou às 9 horas nos PSFs, onde os idosos se reuniram e, acompanhados dos agentes de saúde, fizeram uma caminhada até a prefeitura.
“Será um documento para a vida toda e sempre que o idoso for ao médico deve levá-lo. A caderneta chega num importante momento em que estamos desenvolvendo uma política pública voltada para a saúde do idoso, com o Programa Remédio em Casa, além de medição de pressão e acompanhamento nos PSFs. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, bem como a toda a comunidade porciunculense”, disse o secretário Saulo.
De acordo com o superintendente de atenção básica de Porciúncula, Marco Avellar, as pessoas com mais de 60 anos devem comparecer ao PSF mais próximo e solicitar a sua caderneta. Vários idosos do Clumi, Clube da Melhor Idade de Porciúncula, compareceram ao evento e receberam as primeiras cadernetas. O Clumi recebe total apoio da Secretaria de Promoção Social e o secretário desta pasta, Edson Ferreira, agradeceu ao prefeito e ao secretário Saulo o desenvolvimento de ações voltadas para a saúde dos idosos.
Outro destaque foi a presença da Presidente do Lar dos Velhos e do Conselho Municipal do Idoso, Adriana Amélia Pinto Coutinho, que estuda e conhece os direitos da pessoa idosa: “Exerçam os seus direitos! Nós, idosos, temos que usufruir dos nossos benefícios e fazer valer a lei”, finalizou, lembrando os presentes da importância de conhecer o Estatuto do Idoso.

Vinícius Berto - Ascom-PMP
Fotos: Rosimere Ferreira

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porciúncula se torna campeã de recursos da União




A cidade de Porciúncula, entre 2005 e 2007, se tornou a campeã de recursos do Governo Federal em todo Noroeste Fluminense. Os dados estão no Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (www.cgu.gov.br/convenios). Os números demonstram o salto que o município deu nos últimos três anos. Porciúncula ganhou destaque no cenário nacional, na medida em que vem desenvolvendo políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável.

O levantamento apresentado aponta também outra curiosidade: de 1996 a 2007 o município conseguiu pouco mais de 8 milhões de reais dos quais cerca de 6,5 milhões de reais foram conquistados após 2005.

Segundo as estatísticas apontadas no site da CGU, no período compreendido entre 1997 e 2004, 37 projetos receberam apoio da união enquanto de 2005 a 2007 a prefeitura de Porciúncula conseguiu aprovar 42 projetos.

Diante das dificuldades que muitos municípios vêm enfrentando, com queda de receitas consideradas vitais, Porciúncula saiu na frente na captação de recursos do Governo Federal. A prefeitura vem desenvolvendo grandes projetos que têm colocado a cidade em evidência e os números apresentados demonstram os importantes investimentos.